segunda-feira, 2 de março de 2009

Vendas de Motos da Honda caem 20%


Depois de receber a visita do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, em Manaus, o diretor industrial da Moto Honda, Issao Mizoguchi, disse que as vendas da fábrica, no Brasil, caíram 20% em janeiro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Ele atribuiu à redução à falta de crédito no mercado consumidor. Mizoguchi  acha que a população continua buscando comprar o que deseja e que o poder de compra dela ainda é maior que o medo da crise econômica.

"O mercado brasileiro tem muitos clientes em potencial.  Acho que o consumidor está mais sem recursos para adquirir o que deseja do que assustado com a crise mundial. São pessoas
 que querem adquirir motocicletas ou qualquer outro produto. O que esfriou o mercado foi a falta de condições para que  possam adquirir esse produto. Basta que o governo ajude a população a ter crédito. Se resolver essa questão, teremos mais vendas", avaliou.

De acordo com Mizoguchi, no caso da Honda, a maior dificuldade neste momento é gerar o fluxo de caixa para pagamento de fornecedores, matéria-prima, peças e empregados. A direção da empresa, ressaltou ele, está mantendo o quadro de empregados sem reduções, poque entende que as demissões não serão capazes de trazer soluções desejadas neste momento de crise econômica.

"Nem sempre há dinheiro em caixa para fazer esse pagamento. Ainda assim, entendemos que se todo mundo for demitir por causa da crise, a economia não gira. No nosso caso, temos 10 mil colaboradores e seus familiares diretos, ou seja, temos uma responsabilidade social imensa. A demissão não resolve a crise", avaliou.

Localizada há 33 anos em área central do Pólo Industrial de Manaus, a fábrica da Moto Honda ocupa uma área construída de 192 mil metros quadrados. A empresa emprega diretamente 10 mil trabalhadores, entre servidores administrativos e de produção. Além desses, ainda há os prestadores de serviços terceirizados, como os que trabalham com alimentação, limpeza, transporte e fornecimento de componentes. A fábrica da Honda em Manaus é a única representante da marca no Brasil. No total, aproximadamente 30 mil trabalhadores diretos e indiretos prestam algum tipo de serviço profissional
 à empresa na capital do Amazonas.

O diretor industrial da fábrica da Honda em Manaus, Issao Mizoguchi, informou ainda que durante o carnaval toda a produção será temporariamente interrompida para ajustar as linhas às demandas de produção. "É uma parada programada. Todas as linhas ficarão suspensas neste período. Serão sete mil funcionários previamente já avisados. Terminado este período vamos retomar as atividades normalmente", garantiu.

O ministro Carlos Lupi se comprometeu a ajudar as fábricas da capital amazonense. Ele destacou que as empresas do Pólo Industrial de Manaus precisam de incentivos cada vez mais fortes para gerar mais postos de
trabalho.

"Aqui na Honda tivemos um problema de financiamento por causa da crise e dos créditos bancários que ficaram muito altos. Contudo, estou me movimentando para ajudar e fazer com que esses recursos cheguem mais rapidamente às linhas de produção e ao consumidor. Penso que o Brasil terá uma posição de vanguarda no processo de crescimento pós-crise.

A partir de março, o Brasil vai crescer na economia e geração de emprego e surpreender", afirmou o ministro Lupi.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, a crise financeira mundial provocou 17 mil demissões no Pólo Industrial de Manaus em 2008.

Fonte: Diário do Comércio e Indústria - DCI


Material copiado do site: http://www.rockriders.com.br/

 

Sem mais para o momento.

 

Fiquem com Deus!

 

Éder Negreiros – Esspiao (esspiao@hotmail.com)

.

Trilhados M. C. – Mossoró/RN

www.trilhados.com

 

...

 

Cadastre-se no Multiply para poder comentar nas publicações do site dos Trilhados. É fácil, rápido e de graça! Entre em http://multiply.com/user/join/ e faça já o seu cadastro!

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. "Nem sempre há dinheiro em caixa para fazer (...) pagamento. Ainda assim, entendemos que se todo mundo for demitir por causa da crise, a economia não gira. No nosso caso, temos 10 mil colaboradores e seus familiares diretos, ou seja, temos uma responsabilidade social imensa. A demissão não resolve a crise". (Issao Mizoguchi)

    Sábias palavras!

    Não deixo de sentir orgulho por de alguma forma ser parte deste pensamento.

    ResponderExcluir
  2. realmente é bacana essa forma deles de encarar a situação. mas pode ter certeza de q por trás dessas palavras aí devem existir outros interesses q provavelmente nunca saberemos.

    ResponderExcluir
  3. Tem sim. E isso está explícito no texto acima. Ou seja: responsabilidade social, confiança no produto e fé na força do trabalho para superar a crise.

    ResponderExcluir
  4. E os direitos trabalhistas? E a problemática com os sindicatos? Será que isso não conta?!

    :)

    ResponderExcluir
  5. Claro que conta, mas um empregador somente mantém certo número de colaboradores se isso realmente lhe convier, tanto faz se você tem 10 ou 10.000 empregados, cada um tem seu porte. Vide os exemplos internacionais, inclusive da própria Honda Japão. Graças à Deus, o cenário econômico no Brasil se mostra mais favorável/estável do que, por exemplo, nos E.U.A.

    Em tempo, a Mitsubishi Japão, está fechando fábrica lá para abrir aqui no Brasil, com uma estimativa de produzir 50.000 carros/ano.

    ResponderExcluir
  6. pois é: no japão a carga referente a leis trabalhistas jamais é como aqui. jamais!

    ;)

    ResponderExcluir