sábado, 20 de junho de 2009

Zoeira? Tô Fora!

Nosso Irmão José Gaspar, da Facção do Motor's Vivos em Campinas, SP, nos enviou a mensagem abaixo que trazemos à avaliação de todos vc's, pois ela demonstra o tamanho de nossas responsabilidades dentro do capítulo desenvolvimento de um Motociclismo Sério e Responsável.
Este texto é de Março de 2005

Ruiter Franco


Relato de uma tragédia anunciada. Como serão os eventos?


Segue o relato do acidente de Estiva Gerbi entre outros casos e minhas opiniões sobre Eventos,Encontros e sobre a Campanha Nacional Zoeira? Tô Fora!!!.

A historia dos Eventos Motociclísticos no Brasil, na minha humilde opinião, é marcada pela insistente busca, por parte de seus organizadores, de um local, considerado "IDEAL" para a realização de Encontros verdadeiramente Motociclísticos.

Posso lhes garantir que estes Eventos podem ser DIVIDIDOS em:
antes do Evento de Serra Negra-S.P e Caraguatatuba-S.P e depois de se criarem estas duas festas.

Nos dias 16.17 e 18 de Setembro de 1.993 EU estava em Serra Negra e pude conferir o nascimento do que é hoje um dos maiores Eventos Motociclísticos do Mundo, juntamente com o Evento de Lacônia ( U.S.A) o mais antigo do mundo, Sturgis (U.S.A), Daytona (U.S.A) e o Encontro de Faro, em Portugal.

Hoje no Brasil existem muitos Eventos que já aderiram a Campanha Nacional do "Zoeira? Tô Fora!!!".

Criada por 4 Motociclistas sérios e preocupados com a nossa IMAGEM que HollyWood, com os seus filmes, tentou denegrir.

Porém o tempo passa e as novas gerações querem AÇÃO E DIVERSÃO nos Eventos.

Eu particularmente NÃO sou contra, e creio que, também, os Motociclistas sérios que citei acima não são contra a prática do "WHEILING" E DO "ZERINHO".
O que, INFELIZMENTE, e VERDADEIRAMENTE ocorre em muitos Encontros e Eventos é que o jovem adolescente não se satisfaz em VER estas Equipes se apresentando e ganhando DINHEIRO para se apresentar!!.

Ele toma duas ou três cervejas ou algo mais, liga a sua moto ( não importando a cilindrada ) e sai pela Festa afora simplesmente imitando o que viu nas Equipes de Wheeling, zerinhos e outras manobras radicais!!

Outros descobriram que cortando a ignição dos motores ocorre um estouro no escapamento e assim ficam dando "tirinhos" pelo escapamento denegrindo a imagem do Evento e dos Motociclistas que o planejaram e o organizaram.
Não tendo um misero pingo de comprometimento com a ordem e a organização.
Possuem uma necessidade MÓRBIDA de uma auto-afirmação, com uma grande pitada de sadismo e bandidismo e fazem o possível para humilhar as pessoas, usando as suas motos para se mostrarem aparecerem!!!

Já participei de mais de 70 Eventos, nos quais trabalhei como Locutor e acesso. O que já presenciei, daria para escrever um livro sobre Encontro de Motos e ou sobre o que se deve ou não fazer em um Evento Motociclístico.

Presenciei cenas impressionantes!!. Um casal com o filho sentado no tanque da 125cc e que o pai lhe ensinava a dar os tais tirinhos pelo escape!!! A criança, creio eu que não devia ter 7 ou 8 anos de idade!!!. Foram 3 casos semelhantes que presenciei!!! Soube de pessoas que ficaram cegas, pois foram atingidas por pequenos pedaços de borracha quente que se desprendeu de uma moto esportiva que "queimava" o pneu traseiro!!.

Já vi muita coisa por este Brasil afora!! E, olha que não só pessoas com motos de 125/150cc!!!, Já vi muito marmanjo com motos de 500, 600, 750, 1.000 e 1.300cc fazendo "MERDA"!!! em Eventos!!.

Já vi um sujeito com uma Harley-Davidson 1300 - Herritage, dando "tirinhos" ou
seria "tirões" pelo escape!! Um outro sujeito com uma BMW K 1000cc acelerando desesperadamente, fazendo "zoeiras" dentro de um barracão!!. Chamei a atenção do sujeito da Harley Davidson e ele parou, más o da BMW insistia em continuar e me fazia gestos obscenos!!!

Em um de meus últimos trabalhos foi em Estiva Gerbi SP, cidade pequena e pacata à cerca de 160 Km de São Paulo. Com 9.000 habitantes. Já em seu 2º Evento o Estiva Moto Fest, vem aplicando a Campanha Nacional Zoeira? Tô Fora!!! na prática. Más neste ano o segurança Daniel Alves do Bonfim, com 34 anos Casado e pai de DUAS crianças, faleceu no dia 20/03 na Santa Casa de Mogi Guaçu. Ele foi vitima de um acidente que sofreu Sábado (19/03) a tarde.
Daniel segurava uma corda, coibindo a entrada de carros no Evento.

A corda que Daniel segurava foi puxada pela roda da Honda 150cc do serralheiro Ediberto Aparecido Pires Barbosa de 18 anos, residente na vizinha cidade de Itapira-S.P. Com o impacto da corda que puxou Daniel, este caiu ao solo batendo a cabeça no asfalto!! Ediberto estava empinado a sua moto e a roda dianteira prendeu-se à corda!!!.

Pelo fato do Evento ter caráter estritamente filantrópico, beneficente e de mobilizar Motociclistas vindos de diversos lugares do Brasil, a programação foi mantida até o final da noite de Domingo. Mas os organizadores do 2º Estiva Moto Fest, nitidamente abalados, não esconderam a desolação com o acidente provocado pela negligência do condutor da moto, que realizava manobras arriscadas mesmo, diante da proibição e advertência feita por mim o tempo todo a todos os Motociclistas presentes.

" O nosso Evento tem a finalidade de confraternizar os Motociclistas do Brasil inteiro e não de ser palco de pessoas exibicionistas " Desabafou Flávio Henrique de Azevedo, um dos organizadores do Estiva Moto Fest.

"Tanto é verdade, que nunca incluímos shows de malabarismos arrancadas e nem a exibição de motociclistas profissionais, justamente para não estimular pessoas descabeçadas e irresponsáveis a fazerem gracinhas e assim colocarem a vida das outras pessoas em risco". Emendou."

Ele e os demais organizadores do Evento são adeptos do movimento nacional "Zoeira? Tô Fora", que busca justamente coibir exibicionismos com motocicletas e assim garantir a tranqüilidade para os Motociclistas, seus Familiares e amigos que participam de Eventos do gênero.

O acidente acabou tirando o brilho do Evento, que apesar de estar apenas em sua segunda edição, contou com um público de mais de 30 mil pessoas na somatória dos seus três dias.

José Gaspar
Motor's Vivos Facção Campinas - SP

 

...

 

Material copiado do site: http://www.revistamotoclubes.com.br/

 

Sem mais para o momento.

 

Fiquem com Deus!

 

Éder Negreiros – Esspiao (esspiao@hotmail.com)

.

Trilhados M. C. – Mossoró/RN

www.trilhados.com

 

...

 

Cadastre-se no Multiply para poder comentar nas publicações do site dos Trilhados. É fácil, rápido e de graça! Entre em http://multiply.com/user/join/ e faça já o seu cadastro!

 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário