quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Acidente Fatal

29/10/2009

Acidente fatal com Motociclista de Natal-RN


 

Acidente fatal com o comerciário George Heenyg Barreto de Medeiros de 33 anos, na BR-230, neste ultimo sábado, quando ele viajava de Natal-RN para Campina Grande-PB, onde iria participar do 4º Campina Grande Moto Fest.

George trabalhava na Kia Motors em Natal, e tinha adquirido recentemente uma motocicleta de 750cc. 

Segundo informações do seu pai, o radialista da 106 FM (Caicó), Marcos Antônio, George estava em companhia de um amigo, que ia sempre na frente indicando as curvas perigosas.

Em determinado momento George ultrapassou o amigo que o encontrou morto logo após sobrar em uma curva e quebrar duas placas de sinalização em virtude da alta velocidade que desenvolvia na moto.

O corpo foi necropsiado no IML de Campina Grande e levado para Mossoró onde residem familiares. Tinha 33 anos e era casado com Hana, que está grávida de dois meses.

Nossos Pêsames para a família enlutada, que tenha muita serenidade para atravessar este trágico momento.

Maia.

Foto Blog do Cardoso : www.cardososilva.com.br

 

...

 

Material copiado do site: http://www.revistamotoclubes.com.br/

 

Sem mais para o momento.

 

Fiquem com Deus!

 

Éder Negreiros – Esspiao (esspiao@hotmail.com)

.

Trilhados M. C. – Mossoró/RN

www.trilhados.com

 

...

 

Cadastre-se no Multiply para poder comentar nas publicações do site dos Trilhados. É fácil, rápido e de graça! Entre em http://multiply.com/user/join/ e faça já o seu cadastro!

 

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Viagem de Moto

Conselhos úteis e de segurança para uma boa viagem de moto

Esse texto não te por finalidade ensinar os motociclistas, afinal a maioria já leu ou já sabem os procedimentos a serem usados de acordo com as mais diversas situações, porém, nos como motociclistas que somos, estamos sempre prontos a participar quando o assunto é segurança com motocicletas.

OBSERVAÇÃO: A presente matéria tem por objetivo orientar motociclistas que realizam viagens curtas ou/e longas; não possuo interesse econômico com a divulgação da mesma, e minha recompensa é facilitar, ou salvar vidas de motociclistas que possuem o hobby de viajar de moto, e em conseqüência não me responsabilizo por qualquer evento, por mais diversificados que forem. Os "Conselhos úteis e de segurança para uma boa viagem de moto" é o resultado de compilações de diários de bordos, e anotações que realizei em mais de 100.000 quilômetros de viagens. ESTA OBSERVAÇÃO FAZ PARTE INTEGRAL DO ABAIXO DESCRITO.


1. Decidir o destino (trajetória), com a maior pesquisa sobre o local, condições das estradas, distâncias, postos de abastecimentos dentro da autonomia das motos, o que pretende visitar, conhecer, como chegar. É útil levar o mapa rodoviário, e assinalando o trajeto que vai percorrendo anotando os locais dos pernoites. Em relação às despesas, verificar em separado o titulo MONTAGEM FINANCEIRA, bem como O QUE LEVAR.

2. Procurar parceiros ideais, números de dois (máximo de três), que possuem motos parecidas em cilindradas, ou que andem na mesma proporção em velocidade de cruzeiro.

3. Andar em média entre 500 a 800 Km/dia, com a velocidade entre 100 e 120 Km/hora.

4. Sair o mais cedo possível do dia, pois rende a viagem (facilitar o manuseio das bagagens, retirando somente o que vai ocupar no período noturno, deixando os alforjes na moto prontos para continuar a viagem no dia seguinte, (quando possível, dependendo dos dias que permanece no local, observando a segurança das motos e bagagem, na pousada,) (fica próximo ao quarto) hotel (com garagem segura e fechada), e camping (ao lado da barraca).

5. No primeiro posto de combustível à direita da pista, após 200 Km de percurso, parar, deixando a moto bem a vista na estrada e entrada do posto, para o parceiro ver, ir ao banheiro, comer alguma coisa, tomar refrigerante ou muito líquido, não ingerir bebidas alcoólicas, e procurar caminhar (movimentar-se, fazer alongamento) para descontrair os músculos. Conforme a autonomia das motos, quando a menor abastece, todas tem que abastecer. Tais procedimentos serão repetidos a cada 200 Km, procurando-se diminuir o tempo de parada no posto. (No terceiro dia, dois motociclistas, chega-se a 10 ou 12 minutos de parada).

6. Quando for viajar com mais de um parceiro, não esquecer do esquema: "olho na luz da moto", (na estrada, diminui-se a velocidade, até que o motociclista da frente visualize a luz da moto, e na cidade não pode perder-se a luz da moto do parceiro que vem atrás, para e espera, ou/e retorna).

7. Um motociclista leva o celular com bateria carregado, e previamente combina a forma e horário de se comunicar, em caso de perder.

8. Todos os objetos deverão ser embalados nos alforjes, em sacos plásticos transparentes, para facilitar o manuseio, por causa da chuva, poeira, dividindo os objetos conforme a finalidade e praticidade (saco plástico transparente, evita ter que abrir o saco para ver seu conteúdo; praticidade, cada saco contém só calça, só camiseta, sendo que meia e cueca vão em um único saco)

9. Realizar a previsão de quilometragem diária, com gastos de combustível, hospedagem, alimentação, e extras, levando aproximadamente 70% em moeda corrente, e o restante em cheques, andando diariamente com o valor de dois dias de previsão, em dinheiro, em bolsos separados, o restante fica estrategicamente guardado na moto. O talão e o cartão de cheques ficam separados.

10. Qualquer um dos motociclistas pode parar para tirar fotos.

11. Havendo um ou mais apressadinho, antes de dobrar ou entrar em um trevo, a moto da frente deverá aguardar até a última chegar.

12. Antes de ir para o camping, pousada, hotel, motel, revisar a moto (utilizar a listagem que vem no manual (fica em forma de xerox junto com os documentos para maior facilidade), encher o tanque, calibrar os pneus (de preferência com hidrogênio) engraxar a corrente, etc...)

13. Ao chegar na cidade do pernoite, parar no "point" da cidade, e saber qual o hotel ou similar, que fica perto da vida noturno, verificando a habitabilidade do mesmo (chuveiro, cama, barulho e segurança). Pode pegar um outro mais retirado, entretanto para visitar a vida noturno, é conveniente que se locomova de táxi.

14. Evitar viajar no período noturno. Um dos principais conselhos é um bom sono, tranqüilo e seguro = DORMIR BEM.

15. No período noturno, na pousada ou similar, após o banho, jantar, etc..., deixar os alforjes prontos e também o traje de viagem do dia seguinte, (se for vestir o mesmo traje, coloca-se em frente a cama, de tal forma que quando tirar, já facilite para vestir), já guardando em separado o vestuário do dia anterior para agilizar a saída.

16. Se optarem ficar na cidade ou praia, etc, é após o jantar que se verifica o roteiro, local onde visitar, tomando informações por mapas, garçons, funcionários da pousada, campistas, viajantes, etc, atualizando o diário de bordo. Por segurança e havendo a disponibilidade, poderá realizar, "no mínimo dois motociclistas", um passeio noturno pela cidade (não esquecer de levar o cartão da pousada, hotel, ou camping).

17. Tomar decisões: Vence a maioria, procurando observar as possíveis conseqüências, maiores conhecimentos da região, especialmente pontos turísticos ou do interesse em geral, dando preferência ao bom senso e coleguismo.

18. Liberdade total para receber e chamar a atenção sobre as regras de trânsito e segurança.

19. PREPARANDO O RETORNO: procure sempre realizar por outro trajeto, bem como iniciando a preparação espiritual, psicológica, para começar o BASQUETE ao final do destino, e a despedida dos motociclistas.

20. Parceiro que sai junto, chega junto = REGRA GERAL


BOA VIAGEM – de um Motociclista, que tem uma só regra:

Viajar com segurança, bem consigo, com todos, e com a natureza.

antoniorribeiro@yahoo.com.br 
Antonio Ribeiro - MCBDA - SC.

"Quando viajo de carro aprecio a paisagem... Quando viajo de moto faço parte dela"

 

...

 

Material copiado do site: http://www.revistamotoclubes.com.br/

 

Sem mais para o momento.

 

Fiquem com Deus!

 

Éder Negreiros – Esspiao (esspiao@hotmail.com)

.

Trilhados M. C. – Mossoró/RN

www.trilhados.com

 

...

 

Cadastre-se no Multiply para poder comentar nas publicações do site dos Trilhados. É fácil, rápido e de graça! Entre em http://multiply.com/user/join/ e faça já o seu cadastro!

domingo, 18 de outubro de 2009

Feriadão em Guaramiranga/CE




Passeio realizado nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2009.

Dica de Estradas – Baraúna/RN a Russas/CE (Destruído!)

Aqueles que pretendem transpor o trecho rodoviário que une as cidades de Baraúna/RN e Russas/CE devem ter o máximo de cuidado. Apesar de ter apenas pouco mais de 60 km de extensão, esse pequeno pedaço de pista pode se tornar algo bem demorado de ser atravessado, isso por que o que se pensa quando se está lá é que a pista foi violentamente bombardeada!

 

 

Saindo do RN, logo ao se cruzar a fronteira que divide os dois estados, começa a buraqueira. Em grande parte do trecho a pista encontra-se em péssimas condições, quer seja para carros, quer seja para motocicletas. Em determinados pontos o asfalto foi raspado, e está a esperar por um provável recapeamento, que com certeza ninguém sabe ao certo quando será feito.

 

Como se não bastasse os grandes buracos e a pista raspada para atrapalhar a nossa viagem, existem ainda no mínimo dois pontos onde não há mais pista. Essa deixou de existir dando lugar a grandes e soltos bancos de areia, uma areia que lembra uma praia e que encobre perigosas surpresas: Pedras! Nesses pontos onde há ausência de asfalto a poeira levantada por quem vai à frete é grande, e atrapalha a visibilidade, tornando a pilotagem um jogo de sorte.

 

Avisamos aqui que esse trecho deve ser evitado. Na impossibilidade de evitá-lo, aconselhamos que se tenha o máximo de cuidado possível, e desejamos boa sorte (e que você pilote, em vez de uma esportiva, uma trail).

 

(Vide vídeo feito na travessia do trecho mencionado: http://www.youtube.com/watch?v=TyUi571M3iQ )

 

Sem mais para o momento.

 

Fiquem com Deus!

 

Éder Negreiros – Esspiao (esspiao@hotmail.com)

.

Trilhados M. C. – Mossoró/RN

www.trilhados.com

 

...

 

Cadastre-se no Multiply para poder comentar nas publicações do site dos Trilhados. É fácil, rápido e de graça! Entre em http://multiply.com/user/join/ e faça já o seu cadastro!

 

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ciro Convida - ll Encontro de Motoclubes em Florânia/RN

Ciro convida Trilhados e motociclistas parceiros para moto viagem a cidade de Florânia, onde haverá o ll Encontro de Motoclubes em Florânia/RN.

Vide: http://www.revistamotoclubes.com.br/Encontros2009/Encontro_Florania.htm

Ciro informa que sairá do Posto Imperial, localizado no Alto de São Manoel, em frente a AABB. Ciro sairá as 6 horas da manhã do sábado, dia 17 de outubro de 2009.

Para maiores informações, favor entrar em contato com Ciro.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

E-Mail Enviado Pela Facção Sampa dos Trilhados (Casal Ele & Ela)

Abaixo se encontra o e-mail enviado pelos Membros do Trilhados M. C. – Facção São Paulo (Casal Ele & Ela) e, em seguida, o e-mail resposta.

 

...

 

Prezados, presidente Eder e membros dos Trilhados.

 

Estamos na fase final dos estudos e programação para próxima viagem dos Trilhados SP casal Ele & Ela com destino ao Chile Antofagasta oceano pacifico passando pelo deserto do Atacama a 4.200 metros de altitude. Criamos a nossa foto de abertura, porém precisamos da aprovação dos membros e do presidente para usá-la de hoje até o nosso retorno.

 

 

 

Aproveitamos também para anexar a musica que será o tema da viagem.

 

Aguardamos comentários.

 

O deserto de Atacama é único no mundo e é muito diferente do que se imagina. Misture as imagens do deserto do Saara, acrescente bosques de cactus, piscinas térmicas, lagos coloridos, colunas de vapor d’água saindo do solo, centenas de flamingos, vulcões nevados e então terá uma pequena noção do que irá encontrar. Nesse roteiro você caminhará entre as dunas do vale da Lua e da Morte, conhecerá um dos maiores salares do mundo, verá a força dos geysers de Tatio, as catedrais naturais do Salar Tara e ainda terá a oportunidade de caminhar até a cratera de um vulcão ainda em atividade: o vulcão Lascar, com mais de 5.600m de altura e ainda, até o cume do vulcão Sairecabur com 6.050m. Um verdadeiro desafio em um lugar de extrema beleza.

 

Perdoe-nos pelo tamanho dos arquivos.

 

Armando & Claudia

.-.-.=\-.

(_)=='(_)

 

(As músicas enviadas foram: Queen - I Want to Break Free e Willie Nelson - On The Road Again)

 

 

Resposta:

 

...

 

Prezados, Armando e Clau, Trilhados residentes em Sampa.

 

 

Tanto as músicas como a imagem estão mais que aprovadas! Elas trabalham juntas para descrever parte do grande brilho dessa aventura.

 

Desejamos, primeiramente, que as imagens que lembram o Saara façam Clau lembrar também (pelo menos um pouquinho!) as areias da nossa bela e paradisíaca praia de Tibau. Desejamos que os cactos avistados lembrem um pouco o calor aqui do nordeste, bem como o tipo de nossa vegetação. Queremos que as piscinas térmicas retratem um pouquinho do nosso Hotel Thermas, com suas piscinas naturais de águas termais, que tanto agradaram ao pequeno e enérgico Elezinho, em junho do corrente ano. Que os lagos coloridos façam vocês lembrarem de cada arco-íris presente sobre as estradas por onde rodam as nossas motocicletas quando a chuva passa, ou quando ela avisa que vai chegar... Arco-íris que pairam sobre as estradas que teimam em nos separar... E que vez por outra proporcionam o nosso encontro. Que as escaldantes colunas de vapor d’água brotando do solo façam com que vocês recordem o espanto ao sentir o calor da Terra de Santa Luzia logo na chegada, antes de descer das motos. Que a cor viva e forte da penugem dos flamingos faça com que vocês recordem o quão grande e forte são o carinho, a amizade, o respeito, a admiração e o companheirismos que nós, que juntos fazemos a família Trilhados M. C., sentimos uns pelos outros. E por que não desejar que esses tais vulcões nevados tragam às suas mentes a imagem do Pico Cabugi, localizado entre as cidades de Natal e Mossoró, pelo qual vocês passaram pilotando as suas motos em busca de nós, Trilhados aqui de Mossoró, pouco antes de nos encontrarem pessoalmente pela primeira vez, enquanto aguardávamos em baixo do teto de um abrigo para passageiros de ônibus a pouco mais de 20 km da entrada de nossa cidade.

 

Quero ter a permissão e o prazer de fazer a cobertura dessa que promete ser mais uma inesquecível viagem do Casal Ele & Ela, formadores da nossa Facção em São Paulo-SP. Fazendo a cobertura, antes, durante e depois da viagem, eu sentir-me-ei como participante, e ao publicar o que me for informado no nosso site www.trilhados.com, caso venha a ter permissão, farei com que todos os outros que acompanharem as matérias sintam o mesmo, dando ainda a chance deles estarem com vocês em cada um dos seus passos (ou dos quilômetros rodados) e, dessa forma, possam torcer pelo completo sucesso do casal e vibrar com cada etapa vencida.

 

É uma grande honra para mim e para todos os que fazem esse Moto Clube ter vocês, esse apaixonado casal de aventureiros, apaixonados um pelo outro, e apaixonados pelo motociclismo, fazendo parte do nosso quadro social. É uma imensa satisfação saber que vocês irão realizar uma viagem que promete ser maravilhosa, e trazer momentos e passagens inesquecíveis. Traz-nos muita felicidade saber que integrantes de nossa família estarão levando os nossos ideais, o nosso Nome e o nosso Brasão além das fronteiras do nosso país. Traz-nos fascínio saber que a nossa bandeira será hasteada em um dos pontos culminantes da América do Sul.

 

Nós aqui de Mossoró, todos nós, deixamos um forte abraço e nos declaramos árduos torcedores dessa e de todas as outras aventuras que o casal Ele & Ela – Trilhados M. C. Sampa desejarem realizar.

 

Que Deus esteja sempre com vocês, protegendo e guiando.

 

Abraços fraternais.

 

Éder N. Barbosa

Trilhados M. C.

Mossoró/RN

Amigos Viajam Pela América do Sul de Honda Biz

No dia 02/10/2009 quatro amigos apaixonados por motos saíram de Ribeirão Preto/SP para uma aventura pela América do Sul, de Honda Biz. Isso mesmo, aquela motinha de 125 cilindradas que tem aos montes pelas ruas de qualquer cidade.

"Já fiz esse percurso três vezes com motos grande (1000cc) e média (600c). Não foi o suficiente para aquietar minha vontade. Agora volto de moto pequena", diz Silvio Martucci, empresário.

Ele e outros três amigos, também empresários e membros do motoclube Trovão, acabaram de chegar a cidade de La Paz, na Bolívia.

Silvio Martucci, João Clemente, Antônio Valter (o Cobra) e Vagner Coelho, saíram de Ribeirão, passaram por Londrina, Foz do Iguaçu, Paraguai, Norte da Argentina e finalmente chegaram a Bolívia.

"Agora vamos até o Chile, passamos pelo centro da Argentina, subimos para o Uruguai e entramos no Brasil seguindo por Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e finalmente Ribeirão".

Serão 11 mil quilômetros de viagem, dos quais, até agora, o grupo já rodou 4.700 km. A média é rodar 500 km por dia, o que corresponde a quase um tanque da motinha. É isso mesmo, para a viagem, eles fizeram alterações na moto, para que o bagageiro abaixo do banco virasse mais um reservatório. Com isso a autonomia da Biz subiu para 450 quilômetros.

"Nessa viagem faremos um troca de óleo a cada 2 mil quilômetros e uma de pneu, com 8 mil km".

Quando entrar no Chile, o grupo vai atravessar o deserto do Atacama, como se diz na gíria dos motociclistas, "numa tocada só". "Vamos rodar 890 quilômetros sem parar. Vai ser, talvez, o trecho mais cansativo, pois não tem onde parar nesse deserto".

A velocidade de cruzeiro dos quatro aventureiros, em suas motocas vermelhas, é de 70 km/h. "Se tudo correr bem, dia 5 de novembro estaremos de volta. Em algumas cidades esperamos parar para curtir mais a viagem".

Para passar um mês longe de casa, um bagageiro ajuda a carregar os quase 50 kg de bagagem, entre roupas, remédios e alguma comida. "Como já conhecemos o trecho, já temos nossos pontos de paradas pré-estabelecidos. Sabemos onde vamos comer e dormir". 

Serão picos de temperaturas que vão de 30ºC a -8ºC, em lugares próximos ao mar ou no alto das montanhas. "Por isso as motos são todas com injeção eletrônica, para não termos problemas com a altitude".

Para o retorno, além de fotos e histórias para contar, fica a expectativa que Silvio, finalmente, tenha saciado sua vontade de viajar de moto pela América do Sul.

Fonte: Jornal da Cidade de Ribeirão Preto


Material copiado do site: http://www.rockriders.com.br/

 

Sem mais para o momento.

 

Fiquem com Deus!

 

Éder Negreiros – Esspiao (esspiao@hotmail.com)

.

Trilhados M. C. – Mossoró/RN

www.trilhados.com

 

...

 

Cadastre-se no Multiply para poder comentar nas publicações do site dos Trilhados. É fácil, rápido e de graça! Entre em http://multiply.com/user/join/ e faça já o seu cadastro!

 

sábado, 10 de outubro de 2009

[João Pessoa] Mudança na data do 11º Rota do Sol

Caros amigos e irmãos motociclistas, favor repassar para seus amigos abaixo descrito:
 
11º ROTA DO SOL MOTO FEST - JOÃO PESSOA/PB
NOVA DATA: 20 A 22/NOVEMBRO/2009 


+ Detalhes: http://www.mcrotadosol.com.br
----------
 
Irmãos Motociclistas:
 
Diante da surpreendente lotação da rede hoteleira em nossa cidade, fato que tem sido comunicado por vários motoclubes, em face da ausência de leitos disponíveis para o já tradicional período de realização do nosso evento (que é feito para os irmãos motociclistas!), estamos sendo obrigados a alterar a data de realização do 11º Rota do Sol Motofest, pois além das belezas naturais e demais atrativos da nossa cidade (João pessoa), ainda somou-se a isso o fim-de-semana prolongado pelo feriado do dia 02/11.
Assim, visando contar com a participação de todos os irmãos motociclistas, possibilitando a que todos possam dispor de condições de hospedagem, temos o dever de comunicar que o 11º Rota do Sol Motofest, sera realizado nos dias 20 a 22 de novembro de 2009.
Os demais detalhes da programação estão integralmente mantidos.inclusive Bandas Capim Cubano e Tuareg´s, entre
outras, maiores detalhes com a programação na Revista Motoclubes e site 
www.mcrotadosol.com.br
 
Certos de contarmos com a participação e compreensão de 
todos em face do ocorrido, afirmamos que a medida adotada, 
visa melhor atender aos interesses dos motociclistas que é a figura mais importante  para nosso evento.
 
Aguardamos voces.
 
A diretoria

-- 
Marcos Guireli
MC Rota do Sol
João Pessoa / PB
marcosguireli@gmail.com
83 8805.5088

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

3° Encontro Beneficente de Moto Clubes - Natal/RN

APRESENTAÇÃO

 

Tudo começou em Agosto de 2007. A intenção era fazer algumas crianças felizes no Dia das Crianças.                                                                                                                                                                                                      10 moto clubes de Natal/RN se juntaram para arrecadar brinquedos junto aos outros moto clubes da cidade, e junto aos moto clubes que foram convidados a participar desta empreitada.  No total foram 56 moto clubes que juntos arrecadaram 354 brinquedos. Foi um sucesso.                                                                                                                                                            Em 2008, embalados pelo sucesso de 2007, toda a história se repetiu com  10 moto clubes preparando tudo para fazer um natal mais feliz para crianças carentes de um distrito rural da cidade de Ceará-Mirim/RN. Novamente a intenção foi alcançada,  pois foram arrecadados 748 brinquedos através de 72 moto clubes. Foi sucesso total.                                                                                                                                                                      Agora em 2009 queremos bater todos os recordes anteriores, esperamos superar todos os números.  Já superamos o número de moto clubes que estão na organização do evento,  hoje somos 18. Esperamos arrecadar mais brinquedos e ter a presença de um maior número de convidados, tudo isto para poder sorrir junto com crianças carentes do Parque das Dunas que vão receber os presentes neste natal. Contamos com você.

sábado, 3 de outubro de 2009

Rumo a Guaramiranga – Boa viagem!

Chegamos então à reta final para essa tão esperada viagem. Lamentamos apenas a não participação por parte de alguns, cada uns com seus motivos pessoais.

 

Quero pedir a todos os pilotos que irão participar dessa viagem que leiam o texto do link: http://trilhados.multiply.com/journal/item/574/Falando_Sobre_Comboios?replies_read=12

 

Os detalhes a cerca da viagem encontram-se no link: http://trilhados.multiply.com/journal/item/579/579?replies_read=7

 

Quem desejar receber a rota da viagem por e-mail, basta que se solicite mandando mensagem para esspiao@hotmail.com.

 

Até o momento, dois carros irão participar de viagem, sendo eles o de Ciro e o de Eduardo. Pedimos a compreensão dos dois para que não quebrem o comboio de motos.

 

Lembramos que a saída será feita com o máximo de pontualidade, respeitando-se os 15 minutos de tolerância, é claro. Lembramos ainda que a parada em Boqueirão, para lanche rápido e abastecimento, terá apenas 30 minutos de duração, e não mais que isso.

 

No mais, desejamos uma ótima viagem a todos os que vão. O que mais queremos é que todos aproveitem ao máximo o passeio.

 

Que Deus nos proteja!

 

Sem mais para o momento.

 

Fiquem com Deus!

 

Éder Negreiros – Esspiao (esspiao@hotmail.com)

 

Trilhados M. C. – Mossoró/RN

www.trilhados.com

 

...

 

Cadastre-se no Multiply para poder comentar nas publicações do site dos Trilhados. É fácil, rápido e de graça! Entre em http://multiply.com/user/join/ e faça já o seu cadastro!