terça-feira, 7 de setembro de 2010

Segurança no trânsito prioridade Honda

Segurança no trânsito é prioridade para Honda em todo o mundo

A Honda tem no Brasil uma das maiores participações de mercado do mundo, com quase 80% de market-share. Isto quer dizer que de cada 10 motocicletas vendidas, 8 são Honda.

Honda, paisagem do cotidiano brasileiroHonda, paisagem do cotidiano brasileiroEsta proporção já foi até maior há alguns anos, quando chegou a mais de 90%. Da mesma forma, as ações para segurança de motociclistas e do trânsito são igualmente volumosas. MOTONLINE tem no tema “Segurança” um de seus pilares básicos de conteúdo editorial e deseja divulgar todas as ações de todas as empresas, do segmento ou não, cujo conteúdo esteja alinhado com esta premissa. O espaço está escancarado para isso. Começamos com a Honda.

A empresa possui um histórico importante de atuação na área de segurança no trânsito. O recente lançamento da campanha “Harmonia no Trânsito” pela primeira vez reúne todos os participantes deste verdadeiro “jogo” que é a convivência cotidiana entre todos os agentes do trânsito – pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas.

Fashion bike com uma pilotagem feminina no centro de TokyoFashion bike com uma pilotagem feminina no centro de Tokyo

Este fato revela e confirma a preocupação da matriz da Honda no Japão, onde MOTONLINE esteve recentemente. O Publisher, Ryo Harada, encontrou-se com Atsushi Ohara, coordenador do Centro Honda de Promoção da Direção Segura, departamento da Honda no Japão que pesquisa e desenvolve métodos para disseminar a segurança no trânsito. Ohara mencionou a importância deste trabalho e informou que o tema é prioridade absoluta para Honda em todo o mundo.

Harmonia é a interação da dinâmica dos elementosHarmonia é a interação da dinâmica dos elementosA ação Harmonia no Trânsito é uma das contribuições da Honda para melhorar o dia a dia de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas. A atitude de cada cidadão e agente do trânsito, respeitando as regras e os demais, é essencial para a segurança de todos. Há um jogo interativo onde o participante descobre se está por dentro das regras e apto a contribuir com a harmonia no trânsito. Para jogar, basta escolher um veículo (entre carro, motocicleta e bicicleta) e personagem preferido (Mário ou Rose) e seguir as orientações.

Outra ação do projeto são as histórias em quadrinhos O Super Motociclista. Distribuídas juntamente com o Manual da motocicleta a partir do mês de julho, as histórias em quadrinhos desenvolvidas pela Editora Maurício de Souza Produções especialmente para o projeto Harmonia no Trânsito trazem três histórias divertidas sobre pilotagem segura de motocicletas. Nelas, a Turma da Mônica transmite, de forma bem humorada, os conceitos de pilotagem defensiva e respeito aos protagonistas do trânsito.

Site especialmente produzido para a mensagemSite especialmente produzido para a mensagemO site Honda Piloto Mais é o mais completo site sobre pilotagem segura de motocicletas do Brasil. No endereço www.honda.com.br/pilotomais, temas como técnicas de pilotagem, equipamentos de segurança, manutenção preventiva da motocicleta, entre outros, são abordados de forma completa, simples e didática. Além disso tudo, há ainda a participação efetiva da Honda no programa Auto Esporte, da TV Globo, cujo objetivo é expandir massivamente os conceitos de segurança e harmonia no trânsito. Desde o mês de julho a Honda aborda diferentes temas sobre pilotagem segura de motocicletas, focando diversos pontos de vista e interagindo com os demais integrantes do trânsito, como automóveis, caminhões e pedestres.

Conheça um pouco da história das ações da Honda voltadas para a segurança dos motociclistas e para um trânsito mais harmonioso.

1969

Antes mesmo de instalar-se como fabricante no Brasil, a Honda já desenvolvia atividades de pilotagem. Quando se iniciou a importação de motocicletas do Japão para o Brasil, foram implantados os primeiros programas educativos. No começo, eram destinados a policiais, órgãos públicos e frotistas. A partir de 1974, os treinamentos foram intensificados e atingiram todo o País. Ministrados em locais públicos, os cursos de pilotagem atraíram milhares de pessoas, que assistiam a projeções audiovisuais e participavam de demonstrações práticas dos instrutores do Centro de Pilotagem Honda.

Entre 1974 e 1976

Nesse período, ocorreu um crescimento no mercado de duas rodas com a entrada de modelos nacionais, graças à construção da fábrica de Manaus (AM). Os esforços da empresa quanto à educação no trânsito cresceram com a inauguração do Departamento de Pilotagem e cursos volantes nas principais cidades do Brasil. Quatro anos depois, em 1978, surgiu o primeiro Centro de Pilotagem, em São Paulo, e, posteriormente, no Rio de Janeiro. Mais tarde, a empresa montou o Parque Honda, que, além de possuir uma pista asfaltada, contava com outra para a prática off-road.

Anos 80

A década foi marcada por uma rede de concessionárias engajada nos programas de pilotagem com segurança: na época, 13 delas já possuíam pistas próprias para o desenvolvimento de ações. Além disso, a Honda mantinha um ônibus especialmente equipado para o treinamento volante em todo o território nacional. Ao completar 20 anos de atividade no Brasil, em 1989, o Centro de Pilotagem Honda lançou o programa “Pilote Numa Boa”. O programa despertou o interesse no aprimoramento das técnicas de pilotagem e colaborou com o aumento da segurança no trânsito do País. O sucesso foi tanto que, em 1990, foi lançada a segunda fase da iniciativa.

A empresa não parou por aí e decidiu dedicar mais atenção ao público infantil. Em maio de 1992, a Moto Honda lançou o “Clubinho Honda – Trânsito Amigo”. A ação transmitiu conceitos básicos sobre segurança, além de noções sobre respeito e cidadania. A fase inicial de implantação chegou a atingir 226 escolas de todo o Brasil e 56 mil crianças. No ano seguinte, em 1993, atendeu 1.238 instituições, totalizando mais de 350 mil crianças

2008

A Honda lançou a campanha "Desejamos harmonia no trânsito porque sonhamos com um mundo melhor", que, por meio de uma linguagem lúdica, buscava inspirar as pessoas a exercer sua cidadania e promover um convívio mais amigável no trânsito.

2009

A empresa voltou a investir na educação infantil, lançando a versão digital do Clubinho Honda. O programa tem como objetivo contribuir com a educação no trânsito a partir de professores, pais e alunos. No endereço www.clubinhohonda.com.br é possível fazer o download da história em quadrinhos Duas Ruas e Quatros Aventuras, na qual personagens infantis vivem aventuras que simulam situações do trânsito real. Além da história, professores e pais também têm acesso, a partir do site, a manuais com dicas de atividades educativas para realizar em casa ou na escola. Ainda no mesmo ano, como parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito, a Honda relançou o portal www.hondaharmonianotransito.com.br, apresentado pela primeira vez com a campanha: “Desejamos harmonia no trânsito porque sonhamos com um mundo melhor”.

- Fotos: Ryo Harada e divulgação Honda.

 

Fonte Revista motonline

Trilhados M.C

Marcellus Luiz

Vice presidente

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Show de bola essa iniciativa.

    Tal ação é digna de aplausos por parte de nós motociclistas.

    Parabéns a Honda!

    ResponderExcluir