sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Uma curva quadrada

Relato de um acidente com uma CBR 600 postado no Fórum M@D.

O colega acidentado tinha comprado a moto a uns 2 meses. Ele vinha de uma moto de 250cc. Moto financiada, sem seguro. Ele estava equipado, mas sem luvas. Por incrível (graças a Deus e ao seu anjo da guarda), a parte que ele mais se machucou foi as mãos. Meu, o cara deu de frente com um paredão de pedras. Nem vou falar da moto. Só a integridade dele já ta valendo. Ficou meio dolorido e com uma pancada no ombro. Somente. 

O acidente. Sei lá. Meu, o cara é novo na parada. Se assustou com o paredão, freiou e foi reto. Sempre a gente fala que se houver um imprevisto na curva, deita mais a moto e vai embora. Meu, quando se esta aprendendo, quando o cara leva o susto, a primeira reação é juntar no freio. Todo mundo teve um inicio e sabe que é assim. Não adianta falar pro cara deitar mais a moto. È instintivo. Ele vai freiar.

 
 
 
 
 

http://www.debatemotos.com/phpBB2/viewtopic.php?t=7293

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. É MUITO FACIL A TEORIA. QUERO VER NA PRÁTICA!! DIFICILMENTE NÃO SE FREIA EM CURVA.

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  2. Tô com Marcellus... Quando o bicho pega acho muito dificil o cara lembrar da teoria... Segura até no capim na beira da estrada quanto mais no freio!
    Se a derrapada for de leve da pra pensar se freia, se não frei, mas numa furada desta..... Cara... tenho muito respeito a curvas....
    Claro que o principal é o piloto estar bem, mas que é triste ver uma maquina desta neste estado e sem seguro.... Jesus!

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  3. segura até no capim, é?! essa foi boa.

    huahahauauahua

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  4. Concordo c/os amigos, mais vale lembrar tbm que passar de uma moto de menor potencia para uma maior, requer muita cautela e de preferencia por etapas(250,400,600,1000cc...), afinal sao motos de temperamentos diferentes e as motorizaçoes proximas as tornam um pouco mais parecidas.

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  5. Bom a parte material dói mas é rápido recuperável, o bom é que nosso amigo ai não passou pro outo lado da vida. Referente a pilotagem em si, tenho um pouco de experiencia, pois sou organizador de cursos e treinos de Moto Velocidade aqui no RS. Por isso digo que ou vc sabe as manobras de curva para então faze - las quando se está em velocidade maior do normal pra curva e sair de acidentes como este ou vc não sabe nada e conta com seu extinto na hora do apuro. No caso do nosso amigo ele contou com o estinto. Ainda mais tendo saido de uma moto de 250cc com 20cv para uma de 600cc sport com cerca de120cv. A maioria dos motociclistas ao se perderem em uma curva grudam nos freios e seguem com os braços endurecidos. Vc até deve dar uma freiadinha para diminuir a sua velocidade e consequentemente diminuir a força gravitacional que joga a moto para fora da pista. E junto com essa LEVE freada, inclinar a moto para tentar traze-la novamente ao seu controle. Mas concordo que na hora do susto é complicado, ainda mais para iniciantes com motos esportivas.

    Forte abraço a todos e boas curvas.

    Att:

    Marcos mallmann
    www.trackdays.com.br

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