sábado, 6 de dezembro de 2008

[Passeio] Praia de Pipa

Abaixo, seguem algumas informações sobre a badalada Praia de Pipa e um calendário para podermos escolher a melhor data para conhecermos esse belíssimo lugar.

De antemão, informamos que Pipa dispõe de dois campings, o Camping das Mangueiras e o Eco Camping, que serão apresentados brevemente em um próximo tópico. 


CONHEÇA PIPA

Beleza de Se Tirar o Fôlego

Localizada a 85 Km de Natal, no município de Tibau do Sul, estado do Rio Grande do Norte e considerada entre as dez mais belas praias do Brasil, a praia de Pipa é um lugar mágico, que impressiona a todos os visitantes com sua atmosfera animada e beleza paradisíaca.

Conhecida nacional e internacionalmente por suas paisagens de tirar o fôlego, suas falésias alaranjadas, seu povo acolhedor e sua noite alucinante, Pipa é o lugar idéal para se curtir as férias, passar o fim-de-semana, pegar umas ondas ou mesmo relaxar, se é que isso é possível diante de tanta beleza.

É de Se Derreter Por aqui

São 10 kilômetros de praias de areias e águas claras contrastando com belíssimas falésias à beira mar e reservas de Mata Atlântica que, somados ao sol forte da região, complementam este atraente cenário tropical... Na maré baixa, Pipa ganha piscinas naturais repletas de estrelas-do-mar e tartarugas marinhas. Nos fins de tarde, os golfinhos. Durante o ano todo, ferve de gente e calor.

Pra Curtir

Entre as praias mais belas de Pipa estão a Praia do Curral, Praia do Madeiro e Praia das Minas. Um outro point bastante disputado pelos turistas que visitam Pipa é a Praia do Amor, que além de lugar ideal para os casais de namorados, é também conhecida como um dos melhores picos entre surfistas profissionais e amadores. A praia é formada por uma baía natural que permite ondulações de maior porte o ano inteiro, produzindo ondas que chegam até a seis pés. 

Por este motivo, Pipa se torna o destino preferido dos surfistas que se reúnem para disputar etapas do circuito estadual ou nordestino, ou mesmo para aprimorar o equilíbrio sobre as pranchas e pranchões.

Pôr do Sol

Assistir ao sol se pôr do alto do Chapadão com vista para a Praia do Amor, pode ser a experiência mais romântica de sua vida. Na rua principal, conhecida como avenida Baía dos Golfinhos, a música e as performançes de capoeira ao ar livre dão o tom da diversão e enfeitiçam os visitantes.

A praia conta com uma excelente infra-estrutura turística composta por agências de receptivo, pousadas, hotéis, restaurantes e bares. Ao descer das falésias em direção à praia, encontram-se as barracas que servem frutos do mar e pratos típicos.

Sabor e Sedução

Pipa tem a sedução do sabor. A variedade gastronômica é feita de iguarias das mais diversas culinárias que vão da regional à japonesa (passando pela suiça, italiana, francesa e alemã).

Seja num prato suculento de frutos do mar, como o caldinho de sururu, ou na delicadeza de um crêpe francês, jantar em um dos restaurantes de Pipa é uma pedida que seduz ao mais apurado paladar.

Indo às Compras

Pipa conta com uma feirinha ao ar-livre montada na rua principal, sempre ao cair da noite. É o lugar favorito de artistas e artesãos, que expõem e vendem seus trabalhos aos visitantes. Encontra-se de tudo: Roupas, quadros, telas, brincos, pulseiras, anéis, colares, pingentes e miçangas, de todos os tipos e tamanhos, muitos dos artigos feitos com produtos naturais. Encontra-se também inúmeras lojinhas que vendem desde camisas grafitadas até sofisticadas roupas de banho.

Agitos

Pipa literalmente ferve! Principalmente nos feriados, e em época de férias, quando visitantes e turistas vindos de todos os lugares do Brasil e do exterior se rendem à sedução e aos encantos da praia. E nem é preciso falar dos agitos noturnos... Muito reggae, techno... E uma galera colorida que lota a rua principal e transformam Pipa numa babel... Línguas, cores, rostos... Opção do que fazer não falta.


HISTÓRIA
O Povoado 
O povoado de Pipa, fundado a cerca de 200 anos, deve seu nome à pedralocalizada no ponto extremo da praia dos Afogados que, vista do mar pelos antigos exploradores, exibia um formato de pipa (barril de carvalho usado para armazenamento de vinhos e outras bebidas). Até o início dos anos 80, Pipa era uma pacata comunidade de pescadores do litoral do Rio Grande do Norte, de acesso difícil, muito diferente da Pipa de noites agitadas e ruas repletas de visitantes que conhecemos hoje.

O crescimento do povoado desenvolveu-se dentro de uma produtividade econômica voltada para a agricultura, a pecuária e, principalmente, a pesca.
A Cara de Pipa
O jeito simples de vilarejo foi conservado, mas Pipa sofreu significativas transformações. Ganhou áreas de camping, inúmeras pousadas, hóteis, resorts e galerias de lojas finas, com iluminação digna de shopping centers. 

A pequena rua principal assemelha-se, à noite, a uma praça de alimentação rústica com diversos bares e restaurantes, muitos construídos de madeira crua e decorados com criatividade, apresentando uma grande variedade gastronômica 

Enfim, Pipa transformou-se hoje no destino perfeito. Uma vez em Pipa, é difícil despedir-se dela.
Invasão Holandesa e Massacre de Cunhaú
Em sua primeira tentativa, narra Câmara Cascudo: “A 21 de dezembro de 1631, partiram do Recife quatorze navios, com dez companhias de soldados veteranos. Dois conselheiros da Companhia assumiram a direção suprema, Servaes Carpenter e Van Der Haghen. As tropas eram comandadas pelo tenente-coronel Hartman Godefrid Van Steyn-Gallefels.” Após tentativas fracassadas de conquistar a capitania, em 12 de dezembro de 1633, caía a fortaleza dos Reis Magos e começava, a partir daí, o domínio holandês no Rio Grande do Norte. Durante a época da colonização, ao que tudo indica, a enseada de Pipa foi usada pelos navegantes Franceses, Holandeses
e Portugueses como fundeadouro e estaleir de reparo de embarcações à vela, devido provavelmente ao fato de ter sua baía protegida de ventos e correntezas por um braço de terra na tentativa de recuperar a capitania, os Portugueses travaram diversos conflitos com os Holandeses. A cerca de 20km do povoado de Pipa, aconteceu o famoso massacre de Cunhaú, onde os holandeses mataram sessenta e nove pessoas dentro de uma capela provocando revolta entre os Portugueses. Em outubro de 1645, o capitão João Barbosa Pinto chegara à região, matando os holandeses com fúria selvagem. Depois da expulsão dos holandeses, em 1645, a capela em ruínas fora novamente reconstruída.
Índios Potiguares

Fragmentos de cerâmica encontrados em regiões do município indicam a presença de uma comunidade de índios Potiguares nos arredores de Pipa há muito tempo, quando os índios dominavam a maior parte do litoral do RN. 



Durante o período de colonização, a região fora invadida principalmente por Holandeses que, aliados aos índios, buscavam a conquista da capitania do Rio Grande. 

A captura desta capitania significava acima de tudo a solução para o abastecimento de carne bovina para os batavos.

Música 
Por volta de 1919, conta-se que passou pelo povoado de Pipa, então uma pequena vila de pescadores, uma embarcação Espanhola rumo ao Pará. Contaminada pela então mortífera febre-espanhola, a tripulação da náu contaminava pessoas por onde aportava causando morte entre os que contraíam a doença.

A esposa de um dos pescadores, devota de São Sebastião, fez a promessa de construir uma igreja em homenagem ao santo se obtivesse a graça de livrar a comunidade de Pipa da doença. Seu pedido lhe fora concedido e nenhum morador sucumbira mais a tal febre. 


Cumprindo-se a promessa, foi construída uma igreja em homenagem a São Sebastião, quetornou-se então o padroeiro do povoado de Pipa. Tempos depois, foram feitas duas imagens do santo, colocadas uma sobre o altar da igreja, e a outra fora cravada em uma pedra na praia de Pipa simbolizando a benção e proteção de São Sebastião aos barcos dos pescadores que saíam a cada madrugada com seus candeeiros acesos rumo ao mar de Pipa.

Até hoje as celebrações do dia de São Sebastião são motivo de três dias de muita festa na comunidade, todo mês de janeiro.

Década de 70
Pipa só começaria a se transformar no que é hoje à partir do final da década de 1970, influenciada principalmente pelos amantes do Surf que desbravaram a praia em busca de novos picos. Naquela época, as pessoas tinham receio de atravessar as densas florestas virgens que separavam Pipa de Tibau do Sul. Ainda não existiam as atuais estradas asfaltadas e todo o trajeto até as ondas de até oito pés tinha que ser feito a pé. Coisa de surfista! 

A fama de Pipa como a praia dos surfistas só fez aumentar desde então, trazendo visitantes dos estados vizinhos e do nordeste que buscavam a praia em busca das ondas. Atualmente, Pipa é reconhecida nacional e internacionalmente como uma das mais belas praias do Nordeste brasileiro atraindo pessoas de todos os cantos do Brasil e do exterior.

FOTOS AÉREAS

Incríveis Fotos aéreas da Praia de Pipa! 

Para baixar as imagens basta clicar sobre a foto escolhida, clicar com o
botão direito sobre a foto e selecionar "salvar imagem como..." 

As imagens estão no formato 1500x1000px

Todas as fotos tem os seus direitos reservados e não podem ser utilizadas 
em outros sites da web sem a permissão do autor.

Cacimbinhas
Centro de Pipa
Chapadão
Chapadão
Ponta do Madeiro
Laguna Guaraíras
Laguna Guaraíras
Praia Principal
Praia do Amor
  
Vista Geral





<<


Distância: 328 km



Post by Jerfferson Ferrugem
Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Acho que para um passeio como esse o ideal seria um fim de semana prolongado.

    Possíveis datas (feriadões):

    - 10 de Abril: Semana Santa - Sexta-feira

    - 1º de Maio: Dia do trabalho - Sexta-feira [Batendo com Paulo Afonso]

    - 7 de setembro: Independência - Segunda-feira

    - 12 de outubro: N. Sra. Aparecida - Segunda-feira

    - 2 de novembro: Finados - Segunda-feira [Batendo com João Pessoa]

    * Eu ficaria entre duas datas: 1º de maio e 7 de setembro. Afinal, todo mundo sabe que só vale a pena ir ao evento de Paulo Afonso numa quinta-feira.

    * A Semana Santa é uma boa opção, mas será que não vai estar muito lotado nessa época?

    ResponderExcluir
  2. a publicação ficou bacana. parabéns!

    vamos agora escolher a data e "fazer reserva" em nossas barracas.

    ResponderExcluir
  3. acho q 7 de setembro eh mais certo.

    tenho planos de ir para paulo afonso. soh nao sei se vai rolar!

    ResponderExcluir
  4. Pior que eu também estou com uma vontadezinha de ir a Paulo Afonso...

    Conhece alguém que já passou a Semana Santa em Pipa? Poderíamos nos informar a esse respeito.

    ResponderExcluir
  5. conhecer eu nao conheço nao, mas penso q nao preciso disso pra saber q lá deve ser lotado nessa época.

    tudo o q é de praia e serra por aqui fica lotado na semana santa. tem gente q nao viaja em fim de ano soh pra curtir na semana santa.

    ResponderExcluir
  6. Tô dentro 7 de setembro, e Paulo Afonso não vai "rôlar" pra mim!!

    ResponderExcluir
  7. Tô dentro 7 de setembro, e Paulo Afonso não vai "rôlar" pra mim!!

    ResponderExcluir
  8. "JOANINHA" DISSE QUE VAI TAMBÉM COM MANU!!

    ResponderExcluir
  9. "JOANINHA" DISSE QUE VAI TAMBÉM COM MANU!!

    ResponderExcluir
  10. Paulo Afonso eu to dentro, viajens apos agosto de 2009, estão temporariamente suspenças! :(

    ResponderExcluir
  11. Paulo Afonso eu to dentro, viajens apos agosto de 2009, estão temporariamente suspenças! :(

    ResponderExcluir
  12. Se a data for antes de agosto, é um caso a se pensar, tenho muitas vontade de pasar um fds em pipa.

    ResponderExcluir
  13. Se a data for antes de agosto, é um caso a se pensar, tenho muitas vontade de pasar um fds em pipa.

    ResponderExcluir
  14. vamos sentar e ver direitinho essa data???

    ResponderExcluir
  15. ACHO QUE AS DATAS DE FERIADO NA SEGUNDA É MAIS "RÔXERA" !!!

    ResponderExcluir
  16. nao querendo me meter ..mas ja sendo intrometido... tanto a semana santa quanto o feriado 7 de setembro em PIPA são umas das datas mais cheias na Praia da PiPa.

    ResponderExcluir
  17. Andei lendo na net que o 7 de setembro lá em Pipa costuma ser meio "inflamado".

    ResponderExcluir
  18. Tanto a semana santa quanto o 7 de setembro depois do reveion sao as epocas que pipa ta muito cheio.... se vc vai p curtir e a epoca perfeita, mas se vai p conhecer e relaxar nao aconselho.. ja passei muitos fim de semana em pipa e fora dessas datas e bem mais calmo.

    ResponderExcluir