domingo, 3 de abril de 2011

Pirelli Scorpion Trail

PIRELLI SCORPION TRAIL

Graças à sua experiência vitoriosa em off-road com os produtos Scorpion desde 1980 e sua

habilidade na fabricação de pneus on road, a Pirelli volta a ingressar no segmento enduro street

com o novo SCORPION TRAIL.

Para obter um produ to avançado, a Pirelli selecionou este pneu com uma série intensiva de

testes em condições reais. O objetivo principal é fornecer um pneu com várias finalidades

testado nas condições mais difíceis: em diferenças de temperatura que variam do Cabo no Norte

a Dakar, em percursos de longas distâncias, coletando e calculando os dados da estrada em um

tour de 10.000 km ou nas condições extremas do deserto africano com um rally na Tunísia.

A Identidade do Produto

O segmento Enduro-Street foi criado durante a década de 80 quando o modelo GS da BMW

começou a ganhar os rallys mais importantes da África, usando motocicletas resistentes com o

pneu dianteiro enduro de 21”.

Um grande passo veio com a Ducati que, seguindo o sucesso da supermotard no início de 2000

introduziu a nova Multistrada: uma moto criada para abordar as milhares de curvas das

montanhas. A Pirelli tem sido parceira dessa revolução, oferecendo o primeiro acessório

esportivo on road de 120/70-17” e 180/55 -17” com um aspecto saliente: o Scorpion Sync.

O SCORPION TRAIL é o pneu de nova geração capaz de atender às exigências deste segmento

em evolução: manuseio e conforto, tração off-road, estabilidade em altas velocidades, aderência

em todas as condições.

Anatomia do Produto: o desenho da banda de rodagem

O padrão da banda de rodagem foi desenvolvido com um conceito inteiramente novo: o

SCORPION TRAIL é o primeiro produto no segmento cobrindo toda a volta do pneu com apenas

4 repetições de desenho. Estas 4 extensões permitem um desenho bem esticado. Os padrões de

banda de rodagem distintivos e agressivos são resultado direto da experiência da Pirelli em

pneus supersport.

O desenho da banda de rodagem provém de uma agradável combinação inovadora e estética de

blocos típicos do enduro e áreas lisas de pneus supersport.

O apelo off-road é o resultado de cortes no ombro, que garantem a tração e o controle até

mesmo em estradas de terra. Um bom desempenho de drenagem e aquaplanagem são

garantidos pela geometria dos sulcos, especialmente pelo perfil do curso da água em larguras

variáveis, “jatos de água”, que são úteis também com água parada.

Utilizando alguns dos elementos vencedores da série Campeão Mundial

Scorpion MX, em que

layouts salientes tem um formato em “V” para dar tração e estabilidade durante a frenagem , o

SCORPION TRAIL adota improntas em formato “V” com o eixo principal agindo sobre solo

instável para garantir a tração em todas as condições enquanto as duas grandes saliências

localizadas no centro garantem alta estabilidade e desempenho on road.

Estrutura

Para garantir o máximo de flexibilidade, o SCORPION TRAIL possui duas estruturas diferentes:

·

A X-ply, para proporcionar um pneu capaz de suportar a motocicleta com menos potência

e mais desempenho off-road

·

A Radial, para suportar a potência da moderna motocicleta touring Enduro

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Os tamanhos convencionais do SCORPION TRAIL tem uma camada dupla ou quatro -plys de

carcaça diagonal. Esta estrutura leve e estável está provando continuamente seu valor com as

motocicletas enduro, e garante um excelente desempenho de direção.

O conjunto de pneus SCORPION TRAIL radiais tem uma estrutura radial com cintura 0° tanto no

dianteiro quanto no traseiro, associada a uma carcaça leve para proporcionar facilidade de

manuseio e estabilidade na estrada em altas velocidades. O resultado é um pneu estável que

distribui as forças uniformemente à estrada, otimizando a superfície de contato com o solo em

todas as condições.

O pneu dianteiro, graças à cintura de aço 0º, não apresenta nenhuma tendência de empinação,

proporcionando ao motociclista total controle e precisão nas curvas mesmo em situações críticas.

A disposição das cinturas de aço ao redor do perfil, espesso no ombro e fino no centro, chamado

de ”esquema de três zonas A-B-A“, proporciona estabilidade em linha reta em altas velocidades e

máxima precisão nas curvas. Graças à deformação distintiva controlada da área da impronta com

carga pesada, a estabilidade aumenta durante a frenagem.

Todos os principais benefícios das estruturas X-ply e radial são preservados no acessório

incorporado: dianteiro convencional e traseiro radial são combinados para obter o máximo

desempenho e são exigidos em muitas motos importantes, como a Honda TransAlp.

Composição

Composições diferentes para aplicações diferentes, diferenciação de composições de dianteiro e

traseiro, elementos de enchimento e de reforço feitos sob medida em estruturas diferentes: este

é o elemento vencedor para atingir o desempenho mais moderno. Composições diferentes foram

desenvolvidas em estruturas de pneus de acordo com o uso típico da moto preparada.

As motocicletas de pneus radiais são muito potentes e pesadas, principalmente se carregadas de

passageiros e bagagem. Basicamente, o peso total se deposita no pneu traseiro, deixando o

frontal sem carga nenhuma. A composição do pneu dianteiro é desenvolvida para resolver este

problema garantindo uma maior sensação de segurança e estabilidade em altas velocidades.

A composição do pneu traseiro é caracterizada por 70% de sílica para garantir uma boa

aderência ao molhado e aquec imento rápido garantindo tração em pistas de superfície fria e

úmida e em uma variada gama de condições climáticas.

 

Fonte www.pirelli.com.br

 

TRILHADOS MC

Marcellus Luiz

vice presidente

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