terça-feira, 5 de abril de 2011

Sedentos por eventos motociclisticos

Sedentos por eventos no motociclismo, sigam a agenda

Caros companheiros motociclistas e triciclistas,

De repente surgem máquinas enormes e totalmente diversificadas em total exibição, dentre motocicletas e triciclos, entoando músicas e roncos apreciados, até então, somente em filmes e antigas histórias de senhores na sua doce juventude. Motociclistas e triciclistas que se distinguem totalmente das pessoas no cotidiano destes lugares, com suas indumentárias e adereços que remetem a mais primata expressão do nosso instinto de liberdade. O “circo do motociclismo” está montado, seja em pequenas cidades e vilarejos ou grandes capitais e metrópoles. Na percepção dos munícipes e expectadores deste cenário, e ao que parece num primeiro plano, tudo não passa de uma grande festa de motociclistas, que é até certo ponto, e em alguns lugares, um pouco indesejada, pela quebra da rotina e incompreensão de seus propósitos e valores. Impressão que é plenamente reconstruída para o lado positivo nos munícipes que têm a oportunidade ou o desejo de interagir com os motociclistas e triciclistas presentes. No momento que passam a entender um pouco mais o verdadeiro significado do nosso movimento, pautado na ordem, respeito às leis e aos cidadãos e com forte atuação no campo social, em prol de uma sociedade mais justa e com oportunidades igualitárias. Como em toda sociedade, existem poucos elementos que a compõe e que por vezes não seguem as suas doutrinas, que por seus atos e pela própria sociedade serão julgados e condenados, se necessário, mas que jamais representarão ou porão em risco a sua ordem, como no nosso caso, o âmago do movimento motociclista.

Por detrás deste cenário existe um bem maior, que é menos percebido e divulgado, e que de fato tem bem menos exposição que as impressões sócio-culturais citadas acima. Este bem está ligado diretamente a todos os benefícios que estas cidades e comunidades têm ao receber estas iniciativas associadas ao movimento motociclista, principalmente as empreitadas ou co-empreitadas por moto clubes e moto grupos, onde o respeito às suas doutrinas estão muito à frente de um interesse e retorno financeiro. Esta análise de benefícios pode ser realizada e creditada por qualquer pessoa que tenha uma pequena noção de como funciona a economia e a organização de uma simples festa. As iniciativas no motociclismo mobilizam milhares de pessoas diretamente ou indiretamente ligadas a todos os recursos, e atividades decorrentes deles, que são necessários para que este “circo” possa funcionar e servir bem todos os seus visitantes, sejam munícipes ou não. Onde os mais percebidos e beneficiados são os segmentos ligados às redes hoteleira, e de pensões, bares e restaurantes e aluguéis de casas e apartamentos, que praticamente atingem o seu limite de ocupação e consumo de seus estoques. No caso de localidades turísticas, em índices que são iguais ou maiores do que a sua mais alta temporada, e em localidades com nenhuma ou pouca orientação ao turismo, com índices nunca vistos em momento algum. Na realidade esta é só a ponta do “iceberg de benefícios”, analogia que fazemos pra demonstrar que a parte visível equivale a apenas uma pequena parte do total existente. Consideremos neste rol de benefícios o aumento expressivo na venda de combustível pra movimentar todas estas máquinas, venda de produtos dos ambulantes munícipes, venda de souvenires e lembranças em lojas e muitas outras, além de todo o imposto arrecado para o município em função deste fomento do comércio local.

Com a continuidade e periodicidade destas iniciativas, muitos negócios são abertos nessas localidades, em função das oportunidades surgidas e contatos com o comércio e indústria de motocicleta e seus acessórios, ocorridos durante a realização do evento, sejam com a instalação de concessionárias oficiais e lojas de venda de motocicletas, peças e acessórios. Temos ainda a divulgação e exposição destas localidades, suas atrações, redes hoteleiras e de bares e restaurantes, que são superampliadas por muitos anos, devida a veiculação nas diversas mídias do nosso segmento e outros (jornais, revistas, televisão, rádios, ...), e da disseminação de imagens e recordações de milhares de câmeras profissionais e amadoras por toda Internet e redes sociais (Facebook, Orkut, YouTube, Twitter, Blogs, ...). Esta é uma forma natural de divulgação e propaganda que tem uma força descomunal nos dias de hoje. Consideremos também, pois já ocorreu com muitos motociclistas e triciclistas amigos, inclusive conosco, o fato de em período de férias com a família termos re-visitado estas localidades em função da vontade de conhecê-las melhor e desfazer com a família toda a brevidade que tivemos no nosso passeio na iniciativa do motociclismo, gerando novamente fomento do comércio local.

Deixamos para o final, a exposição do benefício que não se traduz no melhor recurso pra produzir um efeito considerável na economia da localidade, mas que tem um grande e importante papel no sucesso dessas iniciativas no motociclismo, que é a de oferecer opções de entretenimento aos seus visitantes, principalmente para os próprios munícipes, com todas as suas atrações, que vão desde shows com grandes e conhecidas bandas às apresentações de manobras radicais executadas por equipes profissionais. Enfim, entendemos que os poderes públicos federal e estadual e poderes executivo e legislativo municipais, juntamente com moto clubes e moto grupos, podem desenvolver projetos de parceria de grande sucesso, com vias a promover enormes oportunidades pra sociedade local, trazendo benefícios para todos envolvidos nesta empreitada, e que proporcionarão dividendos pra estas localidades durante muitos e muitos anos.

Importante observar, que numa relação ganha-ganha, da parte de todos os motociclistas e triciclistas locais e visitantes com as Prefeituras, patrocinadores e organizadores dos eventos, estes últimos devem perseguir a perfeição no que se refere a recepção dos seus convidados e dispor de bons recursos que cuidem das estadia e alimentação deles, oferecendo um bom lugar de camping, que seja coberto, que tenha controle de entrada pra somente campistas motociclistas e triciclistas, banheiros e chuveiros decentes e fiscalização de silêncio à partir das 22 horas, um bom churrasco ou almoço gratuito no dia principal do evento e um bom café da manhã gratuito no dia da partida, para que todos, independente da condição financeira, tenham a oportunidade de participar e possam se sentir totalmente incluídos na irmandade motociclista, sem nenhum tipo de distinção. Como o universo de motociclista e triciclista vai além dos que acampam por necessidade ou gosto, os organizadores devem realizar uma gestão dos meios disponíveis pra prover estadia na rede hoteleira da cidade e imediações, negociando descontos em relação as diárias comumentes praticadas. E caso o desconto não seja obtido, deve-se compromissar as diárias que são praticadas em outras épocas do ano, envolvendo os órgãos reguladores e de defesa do consumidor para garanti-la se necessário. O cuidado com o motociclista ou triciclista passa por tudo que lhe pode ser oferecido pra sua segurança, subsistência, entretenimento e diversão, desde o momento que ele sai de sua residência, até o seu retorno pra ela. O quanto mais perto da perfeição pudermos atendê-lo neste contexto, maior será o retorno pra todos, para o motociclismo e pra nossa vida.

Estamos todos sedentos por conhecermos e re-visitarmos lugares pelos Evento, Encontro, Moto Fest, “Cidades” Cycle, e codinome que o valha, que se realizarão por todo este imenso Brasil.
Onde vai acontecer o próximo???

Autor: Reinaldo R. Brosler
Texto original, cujo resumo foi publicado com exclusividade no Jornal Folha Fluminense, do período de 26 a 31 de março de 2011 e distribuído no Ostras Cycle 2011.
Reinaldo Brosler - adm@ridersoffreedom.com.br


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 Recife Duas Rodas

Fonte Revista Motoclubes

TRILHADOS M.C

Marcellus Luiz

Vice presidente

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