quarta-feira, 4 de maio de 2011

Alongamentos para motociclistas

Dicas de alongamento para motociclistas

Dicas Instrutores de pilotagem Honda

Instrutores de pilotagem Honda orientam sobre aquecimento e exercícios básicos antes da pilotagem



Antes de sair com a motocicleta é importante alongar algumas partes do corpo para maior conforto e segurança. Durante a pilotagem, regiões como quadril, braços e pescoço são bastante exigidas e alguns exercícios específicos permitem maior mobilidade.

Com o objetivo de contribuir para a preparação do motociclista, os instrutores do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) dão dicas sobre atividades para alongar os pontos do corpo mais utilizados na pilotagem e mostram que um aquecimento de apenas 10 minutos pode render um percurso ainda mais tranqüilo.

O primeiro passo é estar preparado para a resistência do ar. Durante as manobras e curvas, é importante manter o equilíbrio e a postura correta do quadril. O peso do capacete é concentrado no pescoço. Nesse caso, antes de pilotar, é aconselhável que o motociclista, com cuidado, faça um movimento de rotação com a cabeça para os lados e para trás, a fim de deixar os músculos mais relaxados.

Manter a aceleração, acionar o freio dianteiro e a embreagem, por exemplo, são movimentos que necessitam dos punhos, braços e ombros, que devem estar aquecidos e com boa flexibilidade para acompanhar as ações do motociclista durante o trajeto. Acionar o freio traseiro e o câmbio e dar a partida na motocicleta são tarefas que exigem o apoio dos tornozelos e dos joelhos. Dessa forma é importante deixá-los sempre alongados.

É recomendável fazer o aquecimento completo, não somente antes da viagem, mas também após a chegada, pois o condutor fica muito tempo na mesma posição, o que pode causar cansaço. Se a viagem for muito longa, é indicado fazer algumas paradas para relaxar o corpo.

Outra dica dos instrutores é para o garupa, que apesar de não participar diretamente da pilotagem, deve fazer um alongamento para evitar desconforto, já que passa o trajeto inteiro na mesma posição.

Texto enviado por Ailton Cezar - ailton_cezar@hotmail.com


Fonte Revista Motoclubes

TRILHADOS M.C

Marcellus Luiz

Vice presidente

Comentários
2 Comentários

2 comentários: