segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Sobre o III – Santa Cruz Moto Fest: Nota 10!

Saímos de Mossoró no sábado (02/08/08) ainda antes do nascer do sol, poucos minutos depois das 5 da manhã. Havia certa pressa em nossa viagem, pois chegando em Santa Cruz teríamos que encontrar um lugar legal para que fosse montado o nosso acampamento. A viagem foi feita em parceria com o Phoenix M. C. e a velocidade de cruzeiro ficou em torno dos 110km/h nas BR’s e de 90km/h nas RN’s.

A primeira parada se deu na cidade de São Rafael, e cerca de 100 km de distância de Mossoró, e a segunda foi na cidade de Florânia, a cerca de 170 km do nosso lar, onde tomamos um reforçado café da manhã em uma simpática e bem sortida padaria. Tivemos que parar mais uma vez na cidade de Currais Novos, dessa vez exclusivamente para dar de beber às nossas máquinas. Graças ao nosso Grande e Bom Deus foi uma viagem muito tranqüila, sem a ocorrência de “fortes emoções” que pusessem em risco qualquer um dos participantes. O asfalto também estava bom e com alguns poucos buracos apenas em uns curtos trechos.

Descobri da pior forma possível que os úteis alforges que agora equipam a minha motocicleta não são 100% impermeáveis. Após pegar mais ou menos meia hora de uma chuva branda (que serviu para tirar os insetos que estavam grudados na viseira do capacete!) chegamos a Santa Cruz pouco depois das dez da manhã sob as Bênçãos de uma suave neblina. Ao desfazer a minha bagagem vi que quase toda a minha roupa estava ensopada! Fui para o churrasco vestindo uma bermuda completamente molhada, fazendo com que alguns pensassem que eu estava mijado. Foi foda! Bobeira minha não ter alocado tudo numa sacola plástica e somente em seguida ter posto no interior dos alforges. Com certeza esse ocorrido me servirá de lição nas próximas viagens.

Sobre o evento motociclístico III - Santa Cruz Moto Fest: Se o do ano passado foi bom, o desse ano foi ainda melhor – Pra falar a verdade muito melhor! A organização calibrou cuidadosamente cada um dos detalhes:

• Informações fornecidas de forma precisa por parte dos integrantes dos Amigos do Asfalto. Procuramos esclarecer algumas dúvidas na véspera da festa, através de ligação telefônica, e durante ela – Fomos muito bem atendidos nessas duas ocasiões;
  • Fartos e confortáveis locais para camping (escolas) equipados com banheiros masculino e feminino e segurança 24 horas. Locais como estes vêm se tornando cada vez mais necessários nos eventos de cidades relativamente pequenas, dada a grande exploração por parte do setor hoteleiro que tem se percebido nos fins de semana da realização desse tipo de festa;
  • Organização perfeita do estacionamento das motocicletas nas imediações e ao redor da praça onde se concentrou a parte noturna da festa, onde faixas foram pintadas na via determinando o espaço que cada máquina deveria ocupar. Percebi que ruas inteiras foram interditadas somente para esse fim. Isso evitou que motos fossem trancadas e facilitou bastante o trafego dos irmãos;
  • Churrasco 100%! Boi, lingüiça, frango, feijão, arroz, verdura e farofa a vontade. Tudo preparado cuidadosamente e temperado com carinho para saciar os irmãos motociclistas. Uns irmãos estavam furando a fila legal pra se servirem, mas isso não é tanto culpa dos organizadores, e sim de alguns mal educados que não sabem esperar a sua vez. No local onde foi realizado o churrasco havia grande área coberta e uma quase incontável quantidade de mesas, cadeiras e bancos para o conforto dos motociclistas visitantes. Caveira e a Banda Cela deram um grande show enquanto a galera bebia e enchia a pansa. Cerveja de graça, super gelada e aos montes! Refrigerantes e demais bebidas sendo comercializadas sem exploração, com preço na faixa (a Coca-Cola de um litro custava R$ 2,50, a dose de Vodka Smirnof custava R$ 2,00 e a garrafa de Smirnoff Ice saia ao preço de R$ 5,00, por exemplo);
  • Café da manhã do domingo, na despedida aos irmãos, digno de rei. Bolos, pães, sanduíches, queijos, presuntos, cuzcuz temperado, frutas, café, leite, iogurte e pra completar um docinho e geladíssimo suco de caju pra tirar de vez a ressaca do show de Ferro na Boneca e Dedim Goveia, que foram madrugada adentro animando os irmãos e os curiosos que estavam prestigiando a nossa presença – Tudo muito farto. Só não comeu quem não quis!

No domingo levantamos pouco depois das cinco da manhã para começar a desmontar o nosso acampamento. Quando o sol clareou percebemos que a névoa estava fumaçando a paisagem daquela gostosa cidade. A dormida foi boa, com uma temperatura bastante agradável dentro de nossas barracas.

O retorno para nossa quente Mossoró se deu na tranqüilidade tal como foi a nossa ida. Como já fomos tomar o café da manhã prontos para a estrada e com a bagagem devidamente amarrada em nossas motocicletas, montamos nestas com a barriga “por-aculá”, como costumam dizer por aqui. As velocidades de cruzeiro foram as mesmas da ida, porém no retorno paramos diversas vezes, principalmente nas proximidades da cidade de Currais Novos, para que fossem feitas algumas fotos com belas paisagens rodoviárias como pano de fundo.

Chegamos em Mossoró em paz, ainda em tempo de almoçar e já esperando a chegada de agosto de 2009, quando, se Deus permitir, haverá o IV – Santa Cruz Moto Fest. Esperamos poder estar lá mais uma vez para curtir esse grande evento!

Nós que fazemos o Trilhados Moto Clube parabenizamos publicamente os organizadores do evento, toda a turma dos Amigos do Asfalto, como também a prefeitura de Santa Cruz, por fornecer todo o apoio necessário aos organizadores. Essa turma vem mostrando ano a ano que sabe mesmo como dar uma grande festa! Deixamos aqui aquele forte e fraternal abraço.

Sem mais para o momento.

Fiquem com Deus!

Éder Negreiros (Trilhados M. C. – Mossoró/RN)