quinta-feira, 2 de abril de 2009

Os números não mentem - Fazer x Twister

Os números não mentem
DUAS RODAS levou para a pista a Honda CBX Twister e a Yamaha Fazer, um tira-teima de performance das 250 mais vendidas do Brasil

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Texto: Francis Vieira - Fotos: Mario Vilaescusa

Quase três anos após o lançamento da Yamaha Fazer 250, que veio para encarar de igual para igual a Honda CBX 250 Twister, ainda recebemos na redação uma enxurrada de cartas de leitores com a dúvida: qual a melhor? Claro, não adianta perguntar aos proprietários ou entrar nas inúmeras comunidades da Internet, pois cada um “puxa a sardinha” para o seu lado. Os fãs da Fazer falam do avanço tecnológico sustentados pela injeção eletrônica, enquanto a turma da Twister enfatiza o desempenho. Para ajudar quem está na dúvida entre os modelos, DUAS RODAS levou as motos para a ECPA, em Piracicaba, e realizou o polêmico tira-teima final. Para isso, usamos equipamentos de medição e tivemos o auxílio do GPS, que precisa o que essas motos oferecem em termos de desempenho.

Os testes foram repetidos até que os números médios de aceleração, retomada, frenagem e velocidade máxima fossem os mais fiéis possíveis. Os números que por alguma razão fugiam da média foram desconsiderados. Além do GPS, que nos proporcionou precisão nos resultados, utilizamos métodos convencionais como cronômetro e a boa fita métrica, sem falar em muitos, muitos cálculos.

As diferenças começam na hora de ligar as motos. Na Yamaha Fazer, um toque no botão de partida é suficiente e lá está ela prontinha para sair. Com a Honda Twister, primeiro é preciso checar a posição da torneira do combustível (ausente na Fazer), acionar o afogador, ligar o motor e esperar um pouco para esquentar até que se possa rodar. Ponto para a injeção eletrônica, sem questionamento.

Ambas possuem motor com arquitetura e cilindrada semelhantes, com o acionamento das válvulas feito por corrente. No entanto, os números declarados pelo fabricante dão vantagem para a Twister, que oferece 24 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 2,48 kgf.m a 6.000 rpm. Já a Fazer desenvolve 21 cv a 7.500 rpm e 2,1 kgf.m a 6.500 rpm. O responsável por essa diferença chama-se comando de válvulas. Na Twister são quatro válvulas e comando duplo, uma configuração que privilegia a potência em altas rotações. Na Fazer são duas válvulas com comando simples, arquitetura que prioriza o torque em baixas rotações. Apesar do valor máximo ser menor que o da Twister, a injeção eletrônica faz seu papel e ajuda a manter um bom torque desde as baixas rotações. Este comportamento diferente dos motores influencia muito nos conjuntos das motos. Tanto que na Fazer o câmbio possui cinco marchas e na Twister foi preciso utilizar um câmbio com seis marchas, para aproveitar melhor o desempenho do motor em altas rotações.

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Qual anda mais?

Chega de teoria. Pista liberada, motores aquecidos, sistema de medição checado... Finalmente, chegou a hora de conferir qual das duas é mais rápida na aceleração de 0 a 100 km/h, se a Twister com sua maior potência ou a Fazer com o torque constante. Fizemos mais de 10 tomadas de aceleração com cada uma delas e em todas ficou evidente que a maior potência fez a Twister ser a moto mais rápida nas acelerações. Levou em média 11,86 segundos para atingir os 100 km/h, quase um segundo a menos que a Fazer, que levou em média 12,85 segundos para chegar a mesma velocidade.

Ainda com o desempenho do motor em foco, a velocidade máxima era outro número a ser conferido. Neste quesito a maior potência da Twister novamente apresentou um resultado melhor que sua concorrente, atingindo os 138 km/h. Nas mesmas condições a Fazer atingiu os 132 km/h. Em descidas a Twister consegue ultrapassar os 150 km/h graças à sexta marcha, que torna a relação final mais longa. O corte de ignição acontece aos 9.700 rpm. Já na Fazer, que mesmo em descidas não passa dos 137 km/h, o motor corta a 10.000 giros.

Para finalizar as medições nas quais o motor é o protagonista, elaboramos duas simulações de retomada, de 40 km/h a 60 km/h e de 60 km/h a 80 km/h, todas utilizando a última marcha. Nesta última prova de desempenho a Fazer deu um banho na concorrente, cumprindo a primeira retomada em 5,12 segundos contra 7,93 da Twister. A segunda tomada também foi favorável à Fazer, com 4,87 segundos para acelerar de 60 km/h a 80 km/h, contra 7,09 segundos com a Twister.

Fica provado que o desempenho da Twister é superior ao da Fazer, mas para aproveitar este bom rendimento é preciso manter o motor sempre em alto giro, trocando as marchas com grande freqüência. O preço disso é o aumento do consumo e a exigência de mais operações por parte do piloto. A Fazer, em compensação, apresenta um funcionamento mais dócil e linear, proporcionando bom rendimento deste as baixas rotações e evitando constantes trocas de marchas. A vantagem deste funcionamento está no conforto, por permitir que o piloto troque menos as marchas e tenha à mão um motor sempre esperto.

 

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Segura!

Provada a superioridade do desempenho da Twister chegou a hora de fazer o teste inverso, ou seja, medir qual a distância que as motos levam até parar. Para este teste preparamos três medições com frenagens a partir de 40 km/h, 60 km/h e 80 km/h. Antes de iniciar as medições, as apostas de que o freio da Honda seria superior ao da Yamaha foram unanimidade entre nossa equipe, isso devido à “pegada” inicial do freio em relação ao da Fazer, que sugere um comportamento mais “borrachudo” no início da frenagem.

Pneus

Rodando aos 40 km/h a Fazer precisou de 7,75 metros para desacelerar totalmente, 1,20 metro antes da Twister (veja todas as medições na pág. ao lado). A 60 km/h a vantagem ainda foi da Fazer, que levou 13,12 metros até parar totalmente, 81 cm a menos que sua concorrente. Por último a frenagem a partir dos 80 km/h, quando a vantagem diminuiu, mas ainda a favor da Yamaha, que conseguiu parar em 22,88 metros, contra 23,51 da Honda.

 

Levamos também os pneus à prova no circuito do ECPA. Iniciando as voltas com o pneu ainda frio e aumentando o ritmo à medida que os pneus esquentavam, notamos que os Pirelli Sport Demon utilizados na Fazer aquecem mais rápido e garantem mais aderência desde o início. Já os Pirelli MT 75 utilizados na Twister necessitam de mais tempo para aquecer e em situações extremas os pneus da Fazer ainda ofereciam melhor aderência. Prova disso foram as constantes escorregadas, que atrapalhavam a execução do traçado e algumas derrapadas durante os testes de frenagem.

 os-números-4.jpg   Os Freios da Fazer mostraram maior eficiência

 os-números-5.jpg

Suspensões

As suspensões também tiveram um papel determinante durante os testes de frenagem. A Fazer possui 120 mm de curso nas suspensões dianteira e traseira, configuração esta que ofereceu mais estabilidade durante as frenagens, mantendo a moto sempre equilibrada. Nas frenagens mais bruscas, a Twister tendia a perder a aderência da roda traseira, que levantava com facilidade. Isso se deve ao curso das suspensões maior na frente, com 130 mm, e menor atrás, com apenas 100 mm de curso.

Nas curvas mais radicais, onde as suspensões foram também exigidas, e ao passar por pequenas irregularidades na pista, o conjunto pneus e suspensões da Fazer ofereceu estabilidade superior ao da Twister. Mas isso não quer dizer que a Twister também não ofereça boa estabilidade. Simplesmente a Fazer conseguiu ser um pouco melhor e por este motivo o tempo medido das voltas foi equivalente nas duas, uma contornando as curvas com maior velocidade e frenagens mais atrasadas e outra com saídas de curva mais rápidas e maior velocidade nas retas.

Conclusão

A Twister se mostrou mais esportiva graças ao motor que oferece um excelente desempenho, com vantagem na aceleração e velocidade final. Do outro lado, a Fazer vence por oferecer mais segurança e conforto devido ao ótimo conjunto de freios, pneus, suspensões e auxílio da injeção eletrônica.

Você, que está em dúvida entre uma das duas, já pode escolher com base nessas medições. Porém, um dos fatores decisivos é a utilização que dará ao modelo. Quem tem sangue de piloto e usa a moto em viagens sempre com o “gás aberto” tem na Honda Twister a companheira ideal. Já quem busca conforto e segurança poderá optar pela Fazer. Sabemos que os proprietários dessas motos continuarão a “puxar a brasa” para o seu lado, mas de uma coisa temos certeza: os números não mentem.

O teste reafirma: Twister é mais esportiva; a Fazer tem melhor condução

 

os-números-6.jpg os-números-7.jpg       

O motor da Twister é mais pontente graças ás quatro válvulas

Os testes de DUAS RODAS

As duas motos já estiveram em várias edições da revista. Confira as matérias publicadas:

Fazer (Usada da Vez) Edição 388

Fazer (Teste de Longa Duração) Edição 381

Fazer (Comparativo com a Lander) Edição 375

Twister (Usada da Vez) Edição 373

Twister (Comparativo com a Tornado) Edição 327

Twister (Teste de Longa Duração) Edição 312

 

Dinheiro na mão

Você tem uma Twister para vender? Então, estale os dedos e faça seu preço, pois as chances de vender rápido são grandes. Nas lojas de motos usadas que consultamos a Twister tem excelente giro e não pára no estoque. Uma 2005/2006, por exemplo, é cotada para compra por até R$ 7.000. A Fazer 250 recebe uma menor cotação, atingindo R$ 6.500 para o mesmo ano. E não é vendida com a mesma rapidez.

 

Lá fora

Os dois modelos são exportados para a Europa. No Velho Mundo a Twister é chamada de CB 250F e custa 3.519 euros, enquanto a Fazer foi batizada de YBR 250 e tem preço de 3.999.

MÉDIA DE ACELERAÇÃO 0 A 100 KM/H

Fazer Twister

13,53 s 11,75 s

12,92 s 11,65 s

12,53 s 11,47 s

Média de aceleração

Twister 11,86 segundos

Fazer 12,85 segundos

RETOMADA EM ÚLTIMA MARCHA,

40 KM/H A 60 KM/H

Fazer Twister

5,31 s 7,75 s

5,17 s 7,92 s

4,89 s 8,12 s

Média de retomada

Fazer 5,12 segundos

Twister 7,93 segundos

RETOMADA EM ÚLTIMA MARCHA,

60 KM/H A 80 KM/H

Fazer Twister

5,04 s 7,15 s

4,82 s 6,91 s

4,77 s 7,23 s

Média de retomada

Fazer 4,87 segundos

Twister 7,09 segundos

FRENAGEM 40 A 0KM/H

Fazer Twister

6,45 7,65

6,65 7,85

6,40 m 7,60 m

Espaço médio de frenagem, 40 a 0 km/h

Fazer 6,55 m

Twister 7,75 m

FRENAGEM 60 A 0KM/H

Fazer Twister

13,02 13,83

13,27 13,78

12,97 14,08

Espaço médio de frenagem, 60 a 0 km/h

Fazer 13,12 m

Twister 13,93 m

FRENAGEM 80 A 0 KM/H

Fazer Twister

22,78 23,41

23,03 23,36

22,73 23,66

Espaço médio de frenagem, 80 a 0 km/h

Fazer 22,88 m

Twister 23,51 m

Fonte: http://www.revistaduasrodas.com.br/noticias/detalhes.aspx?id=490

 

Sem mais para o momento. Fiquem com Deus!

Éder Negreiros – Esspiao (esspiao@hotmail.com)

.Trilhados M. C. – Mossoró/RN
www.trilhados.com

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Comentários
42 Comentários

42 comentários:

  1. detalhe os resultados dos testes...nao estao visiveis pois a letra e preta como e o fundo da pagina!!!

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  2. SE NAO FOR AVALIADO O LADO COMERCIAL A FAZER E BEM SUPERIOR.. JA VIAJEI COM AS DUAS.... A UNICA FALHA DA FAZER E A SEXTA MARCHA QUE NUM TEM.

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  3. Concordo, com Guga, a Fazer merecia uma sexta marcha, pra mim seu unico defeito, o que melhoraria a sua velocidade final.

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  4. vc e suspeito pq foi dono de twistwr por muito tempo e é declarado fa da moto..! rsrsrsrs

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  5. Só troco minha Twister se for por uma de maior cilindrada, tipo Hornet ou MT-03, ou ainda pelo meu sonho de consumo, a Ducati 909.

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  6. Hacson, você está esquecendo das novidades que a honda tem no forno só esperando a hora de lançar. Em outubro tem salão duas rodas e provavelmente vem novidades por aí.

    postando do celular

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  7. Essas medições de retomada em última marcha são uma idiotice. Ninguém retoma velocidade em última marcha. Quando queremos fazer uma ultrapassagem, por exemplo, baixamos uma ou duas marchas e "mandamos ver" no acelerador. E como a Twister tem a 6ª marcha é claro que ele vai perder neste item, mas baixa pra 5ª marcha pra ver uma coisa!

    Conclusão a Fazer é uma moto muito boa , mas... Pra quem é estradeiro, que nem eu, a Twister é melhor!

    Até hoje eu acho graça da Yamargha ter lançado a Fazer 04 anos depois da Twister e vir com o slogan "resposta rápida"... E mesmo depois de 04 anos ainda lançou uma moto "equivalente" a Twister, agora deixa a D. Honda lançar a substituta da Twister pra todo mundo ver a Fazer envelhecer 10 anos...

    aguardem e confiram.

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  8. "Twister novamente apresentou um resultado melhor que sua concorrente, atingindo os 138 km/h. Nas mesmas condições a Fazer atingiu os 132 km/h."

    Realmente, esses 6 km/h devem fazer muita falta.

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  9. Luiz Lima está "adorando" a Twister dele, fazendo 14 km/l... Ah, mas pelo menos ele está 6 km/h mais rápido que a Fazer.

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  10. 14 km/l?!!

    Putz! Manda pra oficina já!

    Minha Falcon com os três bauletos + garupa fez 19,75 km/l na viagem de Currais! Quando eu viajava só e somente com um baú ela fazia entre 21,5 e 23 km/l, chegando a fazer 24,8 km/l uma única vez.

    Minha ex-Tornado fazia entre 26 e 29 na estrada.

    Essa moto de Luiz tá com problemas sérios de regulagem.

    Ah! Niltinho é testemunha de que uma vez minha Tornado fez 35 km/l andando entre 60 e 80 km/l num dia em que fomos assistir a um motocross no Alto da Pelonha. Foi só essa vez, e foi porque estava acompanhando o povo de moto menor. Nunca mais na vida a Tornado fez isso.

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  11. É verdade.

    Eu me lembro dessa façanha.

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  12. Idiotisse mesmo, quem nunca andou de TW ou FZ que diga se no começo da materia o puxassaquismo não foi enorme para o lado da FZ, são 6 marchas que empurram o motor mais p frente, antes de terminar a meteria eu pensei q ele iam fazer um teste saindo de ultima marcha, a minha falcon esta com coroa menor, se eu com 70 km/h de 5ª tentar acelerar o engasgo será enorme e a bixinha num sai do canto, nesse caso a FZ tb é melhor q a NX 400?

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  13. doido, vou levar pérola no médico de sua moto. ela só faz 20 - no modo econômico. qnd ela quer andar passa a fazer 15 ou 16.

    esse seu mecânico é o cara! hehehehehehe

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  14. ô negocim pra dá polêmica.

    hauhahuahuahuahuahua

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  15. so que trocar a moto dele se for ... numa monstra!!

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  16. O nome dele é Mário, você o encontra na Motoeste Matriz. Já faz um tempão que só quem mexe na minha moto é ele, alías, todas as revisões de minha moto são feitas na concessionária.

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  17. QUAL A SUA VELOCIDADE PRA CURRAIS NOVOS?
    Depende da velocidade o consumo, mala!!

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  18. PARECE ESTÓRIA DE TRANCOSO HOMI!! QUAUQUQUAHAHAHAHAHAHA

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  19. Não é de hoje que eu me surpreendo com o consumo da Falcon de Jean. Agora que tenho uma, vou poder tirar minhas próprias conclusões. Não fiz nenhuma média de consumo porque a moto está amaciando, e nesta fase as motos geralmente consomem um pouco mais, mas brevemente poderei confirmar ou contestar os números da Falconídea de Baraunense.

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  20. RAPAZ 23/KM /L SÓ SABENDO A VELOCIDADE QUE ELE VAI

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  21. Ai ai... Vamos lá...

    Eu sempre tento manter os 100 km/h, mesmo nas subidas, e gosto de aproveitar as descidas pra dar umas "esticadinhas". Nessa viagem de Currais e tive que me conter um pouco porque o aspira Wendell tava em nossa 150 Sport, com garupa e bauleto. A 150 Sport segurava bem entre 100/110 km/h mas se atrasava bem nas subidas, aí eu tinha que maneirar...

    Acho que nós ultrapassamos o comboio dos Tartarugas uma três vezes... Os caras andam a 80 km/l o tempo todo... Putz! Não tenho paciência pra isso não...

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  22. Éder e Jerfferson. o parâmetro que vocês têm são possivelmente das motos de Ciro, Marcellus e do próprio Éder, ou seja, de indivíduos que pesam mais de 100 kilos! Não dá pra comparar comigo que agora que peso 80 kg. É uma diferença substancial.

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  23. É sério? Nesse caso, numa possível ida à Paulo Afonso, o gasto com gasosa ficaria abaixo dos 200 contos.

    O problema é que a tendência numa viagem longa assim é o cara "abrir o gás".

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  24. Uia, preciso andar nesse comboio dos Tartarugas.

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  25. Você, Jerfferson, já tem um biotipo praticamente idêntico ao meu, mas sua Falcon já é um pouco direferente da minha pois se não me engano em 2006 todas as motos ficaram um pouco mais estranguladas devido às normas anti-poluição. Basta verificar que o escapamento da minha é diferente do de sua moto.

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  26. Gostei do detalhe do BioTipo.. rsrsrsrsrs....

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  27. Gosta de cana? Não? Então "vá chupar um canavial de rola"...

    KyaKyaKyaKyaKyaKya...

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  28. apelou heim.. pegou pesado..
    e hoja a noite vai faezr oq??

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  29. Não... Guga, desculpa a brincadeira... Essa frase é um bordão muito utilizado pela Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo, eles falam isso por qualquer besteira... Pensei que você já conhecesse... Se já conhecesse saberia que não passa de uma piada...

    Cara, você deve estar se referindo à reunião de hoje das Ovelhas. Recebi o convite mas hoje não será possível para mim, mas fico agradecido e espero que em breve a gente possa se reunir. Depois a gente agenda algo com um pouco de antecedência. Mas valeu aí a "presença".

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  30. que pna que vc num vai o tomo o jhonny sozinho mesmo

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  31. É plêmico mesmo esse negócio, mas digo uma coisa, ô moto boa viu a Fazer!!!

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  32. E hoje? Em pleno 2017.. Twister ou fazer?

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