Os números não mentem
DUAS RODAS levou para a pista a Honda CBX Twister e a Yamaha Fazer, um tira-teima de performance das 250 mais vendidas do Brasil
Quase três anos após o lançamento da Yamaha Fazer 250, que veio para encarar de igual para igual
Os testes foram repetidos até que os números médios de aceleração, retomada, frenagem e velocidade máxima fossem os mais fiéis possíveis. Os números que por alguma razão fugiam da média foram desconsiderados. Além do GPS, que nos proporcionou precisão nos resultados, utilizamos métodos convencionais como cronômetro e a boa fita métrica, sem falar em muitos, muitos cálculos.
As diferenças começam na hora de ligar as motos. Na Yamaha Fazer, um toque no botão de partida é suficiente e lá está ela prontinha para sair. Com
Ambas possuem motor com arquitetura e cilindrada semelhantes, com o acionamento das válvulas feito por corrente. No entanto, os números declarados pelo fabricante dão vantagem para a Twister, que oferece 24 cv de potência a 8.000 rpm e torque de 2,48 kgf.m a 6.000 rpm. Já a Fazer desenvolve 21 cv a 7.500 rpm e 2,1 kgf.m a 6.500 rpm. O responsável por essa diferença chama-se comando de válvulas. Na Twister são quatro válvulas e comando duplo, uma configuração que privilegia a potência
Qual anda mais?
Chega de teoria. Pista liberada, motores aquecidos, sistema de medição checado... Finalmente, chegou a hora de conferir qual das duas é mais rápida na aceleração de
Ainda com o desempenho do motor em foco, a velocidade máxima era outro número a ser conferido. Neste quesito a maior potência da Twister novamente apresentou um resultado melhor que sua concorrente, atingindo os
Para finalizar as medições nas quais o motor é o protagonista, elaboramos duas simulações de retomada, de
Fica provado que o desempenho da Twister é superior ao da Fazer, mas para aproveitar este bom rendimento é preciso manter o motor sempre em alto giro, trocando as marchas com grande freqüência. O preço disso é o aumento do consumo e a exigência de mais operações por parte do piloto. A Fazer, em compensação, apresenta um funcionamento mais dócil e linear, proporcionando bom rendimento deste as baixas rotações e evitando constantes trocas de marchas. A vantagem deste funcionamento está no conforto, por permitir que o piloto troque menos as marchas e tenha à mão um motor sempre esperto.
Segura!
Provada a superioridade do desempenho da Twister chegou a hora de fazer o teste inverso, ou seja, medir qual a distância que as motos levam até parar. Para este teste preparamos três medições com frenagens a partir de
Pneus
Rodando aos Levamos também os pneus à prova no circuito do ECPA. Iniciando as voltas com o pneu ainda frio e aumentando o ritmo à medida que os pneus esquentavam, notamos que os Pirelli Sport Demon utilizados na Fazer aquecem mais rápido e garantem mais aderência desde o início. Já os Pirelli MT 75 utilizados na Twister necessitam de mais tempo para aquecer e em situações extremas os pneus da Fazer ainda ofereciam melhor aderência. Prova disso foram as constantes escorregadas, que atrapalhavam a execução do traçado e algumas derrapadas durante os testes de frenagem. Os Freios da Fazer mostraram maior eficiência
Suspensões
As suspensões também tiveram um papel determinante durante os testes de frenagem. A Fazer possui
Nas curvas mais radicais, onde as suspensões foram também exigidas, e ao passar por pequenas irregularidades na pista, o conjunto pneus e suspensões da Fazer ofereceu estabilidade superior ao da Twister. Mas isso não quer dizer que a Twister também não ofereça boa estabilidade. Simplesmente a Fazer conseguiu ser um pouco melhor e por este motivo o tempo medido das voltas foi equivalente nas duas, uma contornando as curvas com maior velocidade e frenagens mais atrasadas e outra com saídas de curva mais rápidas e maior velocidade nas retas.
Conclusão
A Twister se mostrou mais esportiva graças ao motor que oferece um excelente desempenho, com vantagem na aceleração e velocidade final. Do outro lado, a Fazer vence por oferecer mais segurança e conforto devido ao ótimo conjunto de freios, pneus, suspensões e auxílio da injeção eletrônica.
Você, que está em dúvida entre uma das duas, já pode escolher com base nessas medições. Porém, um dos fatores decisivos é a utilização que dará ao modelo. Quem tem sangue de piloto e usa a moto em viagens sempre com o “gás aberto” tem na Honda Twister a companheira ideal. Já quem busca conforto e segurança poderá optar pela Fazer. Sabemos que os proprietários dessas motos continuarão a “puxar a brasa” para o seu lado, mas de uma coisa temos certeza: os números não mentem.
O teste reafirma: Twister é mais esportiva; a Fazer tem melhor condução
O motor da Twister é mais pontente graças ás quatro válvulas
Os testes de As Fazer (Usada da Vez) Edição 388 Fazer (Teste de Longa Duração) Edição 381 Fazer (Comparativo com a Lander) Edição 375 Twister (Usada da Vez) Edição 373 Twister (Comparativo com a Tornado) Edição 327 Twister (Teste de Longa Duração) Edição 312 Dinheiro na mão Você tem uma Twister para vender? Então, estale os dedos e faça seu preço, pois as chances de vender rápido são grandes. Nas lojas de motos usadas que consultamos a Twister tem excelente giro e não pára no estoque. Uma 2005/2006, por exemplo, é cotada para compra por até R$ 7.000. A Fazer 250 recebe uma menor cotação, atingindo R$ 6.500 para o mesmo ano. E não é vendida com a mesma rapidez. Lá fora Os dois modelos são exportados para a Europa. No Velho Mundo a Twister é chamada de CB
MÉDIA DE ACELERAÇÃO Fazer Twister 13,53 s 11,75 s 12,92 s 11,65 s 12,53 s 11,47 s Média de aceleração Twister 11,86 segundos Fazer 12,85 segundos RETOMADA EM ÚLTIMA MARCHA,
Fazer Twister
5,31 s 7,75 s
5,17 s 7,92 s
4,89 s 8,12 s
Média de retomada
Fazer 5,12 segundos
Twister 7,93 segundos
RETOMADA EM ÚLTIMA MARCHA,
Fazer Twister
5,04 s 7,15 s
4,82 s 6,91 s
4,77 s 7,23 s
Média de retomada
Fazer 4,87 segundos
Twister 7,09 segundos
FRENAGEM
Fazer Twister
6,45 7,65
6,65 7,85
Espaço médio de frenagem,
Fazer
Twister
FRENAGEM
Fazer Twister
13,02 13,83
13,27 13,78
12,97 14,08
Espaço médio de frenagem,
Fazer –
Twister –
FRENAGEM
Fazer Twister
22,78 23,41
23,03 23,36
22,73 23,66
Espaço médio de frenagem,
Fazer –
Twister –
Fonte: http://www.revistaduasrodas.com.br/noticias/detalhes.aspx?id=490
Sem mais para o momento. Fiquem com Deus!
Éder Negreiros – Esspiao (esspiao@hotmail.com)
.Trilhados M. C. – Mossoró/RN
www.trilhados.com
..
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detalhe os resultados dos testes...nao estao visiveis pois a letra e preta como e o fundo da pagina!!!
ResponderExcluirGOSTO MAIS DA FAZER
ResponderExcluirSE NAO FOR AVALIADO O LADO COMERCIAL A FAZER E BEM SUPERIOR.. JA VIAJEI COM AS DUAS.... A UNICA FALHA DA FAZER E A SEXTA MARCHA QUE NUM TEM.
ResponderExcluirConcordo, com Guga, a Fazer merecia uma sexta marcha, pra mim seu unico defeito, o que melhoraria a sua velocidade final.
ResponderExcluirprefiro não comentar...
ResponderExcluirvc e suspeito pq foi dono de twistwr por muito tempo e é declarado fa da moto..! rsrsrsrs
ResponderExcluirOu seja, a Fazer é a melhor opção.
ResponderExcluirSó troco minha Twister se for por uma de maior cilindrada, tipo Hornet ou MT-03, ou ainda pelo meu sonho de consumo, a Ducati 909.
ResponderExcluirVC E NOJENTINHO IRMÃO
ResponderExcluirHacson, você está esquecendo das novidades que a honda tem no forno só esperando a hora de lançar. Em outubro tem salão duas rodas e provavelmente vem novidades por aí.
ResponderExcluirpostando do celular
Essas medições de retomada em última marcha são uma idiotice. Ninguém retoma velocidade em última marcha. Quando queremos fazer uma ultrapassagem, por exemplo, baixamos uma ou duas marchas e "mandamos ver" no acelerador. E como a Twister tem a 6ª marcha é claro que ele vai perder neste item, mas baixa pra 5ª marcha pra ver uma coisa!
ResponderExcluirConclusão a Fazer é uma moto muito boa , mas... Pra quem é estradeiro, que nem eu, a Twister é melhor!
Até hoje eu acho graça da Yamargha ter lançado a Fazer 04 anos depois da Twister e vir com o slogan "resposta rápida"... E mesmo depois de 04 anos ainda lançou uma moto "equivalente" a Twister, agora deixa a D. Honda lançar a substituta da Twister pra todo mundo ver a Fazer envelhecer 10 anos...
aguardem e confiram.
Por que o Foca é nojentinho, Guguete?
ResponderExcluir"Twister novamente apresentou um resultado melhor que sua concorrente, atingindo os 138 km/h. Nas mesmas condições a Fazer atingiu os 132 km/h."
ResponderExcluirRealmente, esses 6 km/h devem fazer muita falta.
Luiz Lima está "adorando" a Twister dele, fazendo 14 km/l... Ah, mas pelo menos ele está 6 km/h mais rápido que a Fazer.
ResponderExcluir14 km/l?!!
ResponderExcluirPutz! Manda pra oficina já!
Minha Falcon com os três bauletos + garupa fez 19,75 km/l na viagem de Currais! Quando eu viajava só e somente com um baú ela fazia entre 21,5 e 23 km/l, chegando a fazer 24,8 km/l uma única vez.
Minha ex-Tornado fazia entre 26 e 29 na estrada.
Essa moto de Luiz tá com problemas sérios de regulagem.
Ah! Niltinho é testemunha de que uma vez minha Tornado fez 35 km/l andando entre 60 e 80 km/l num dia em que fomos assistir a um motocross no Alto da Pelonha. Foi só essa vez, e foi porque estava acompanhando o povo de moto menor. Nunca mais na vida a Tornado fez isso.
É verdade.
ResponderExcluirEu me lembro dessa façanha.
Idiotisse mesmo, quem nunca andou de TW ou FZ que diga se no começo da materia o puxassaquismo não foi enorme para o lado da FZ, são 6 marchas que empurram o motor mais p frente, antes de terminar a meteria eu pensei q ele iam fazer um teste saindo de ultima marcha, a minha falcon esta com coroa menor, se eu com 70 km/h de 5ª tentar acelerar o engasgo será enorme e a bixinha num sai do canto, nesse caso a FZ tb é melhor q a NX 400?
ResponderExcluirdoido, vou levar pérola no médico de sua moto. ela só faz 20 - no modo econômico. qnd ela quer andar passa a fazer 15 ou 16.
ResponderExcluiresse seu mecânico é o cara! hehehehehehe
ah, e minha tornado fazia 25 ou 26.
ResponderExcluirô negocim pra dá polêmica.
ResponderExcluirhauhahuahuahuahuahua
so que trocar a moto dele se for ... numa monstra!!
ResponderExcluirO nome dele é Mário, você o encontra na Motoeste Matriz. Já faz um tempão que só quem mexe na minha moto é ele, alías, todas as revisões de minha moto são feitas na concessionária.
ResponderExcluirQUAL A SUA VELOCIDADE PRA CURRAIS NOVOS?
ResponderExcluirDepende da velocidade o consumo, mala!!
PARECE ESTÓRIA DE TRANCOSO HOMI!! QUAUQUQUAHAHAHAHAHAHA
ResponderExcluirNão é de hoje que eu me surpreendo com o consumo da Falcon de Jean. Agora que tenho uma, vou poder tirar minhas próprias conclusões. Não fiz nenhuma média de consumo porque a moto está amaciando, e nesta fase as motos geralmente consomem um pouco mais, mas brevemente poderei confirmar ou contestar os números da Falconídea de Baraunense.
ResponderExcluirRAPAZ 23/KM /L SÓ SABENDO A VELOCIDADE QUE ELE VAI
ResponderExcluirAi ai... Vamos lá...
ResponderExcluirEu sempre tento manter os 100 km/h, mesmo nas subidas, e gosto de aproveitar as descidas pra dar umas "esticadinhas". Nessa viagem de Currais e tive que me conter um pouco porque o aspira Wendell tava em nossa 150 Sport, com garupa e bauleto. A 150 Sport segurava bem entre 100/110 km/h mas se atrasava bem nas subidas, aí eu tinha que maneirar...
Acho que nós ultrapassamos o comboio dos Tartarugas uma três vezes... Os caras andam a 80 km/l o tempo todo... Putz! Não tenho paciência pra isso não...
Éder e Jerfferson. o parâmetro que vocês têm são possivelmente das motos de Ciro, Marcellus e do próprio Éder, ou seja, de indivíduos que pesam mais de 100 kilos! Não dá pra comparar comigo que agora que peso 80 kg. É uma diferença substancial.
ResponderExcluirA 100 km/h a minha Falcon faz 23 km/l
ResponderExcluirÉ sério? Nesse caso, numa possível ida à Paulo Afonso, o gasto com gasosa ficaria abaixo dos 200 contos.
ResponderExcluirO problema é que a tendência numa viagem longa assim é o cara "abrir o gás".
Uia, preciso andar nesse comboio dos Tartarugas.
ResponderExcluirVocê, Jerfferson, já tem um biotipo praticamente idêntico ao meu, mas sua Falcon já é um pouco direferente da minha pois se não me engano em 2006 todas as motos ficaram um pouco mais estranguladas devido às normas anti-poluição. Basta verificar que o escapamento da minha é diferente do de sua moto.
ResponderExcluirGostei do detalhe do BioTipo.. rsrsrsrsrs....
ResponderExcluirGosta de cana? Não? Então "vá chupar um canavial de rola"...
ResponderExcluirKyaKyaKyaKyaKyaKya...
apelou heim.. pegou pesado..
ResponderExcluire hoja a noite vai faezr oq??
Não... Guga, desculpa a brincadeira... Essa frase é um bordão muito utilizado pela Companhia de Comédia Os Melhores do Mundo, eles falam isso por qualquer besteira... Pensei que você já conhecesse... Se já conhecesse saberia que não passa de uma piada...
ResponderExcluirCara, você deve estar se referindo à reunião de hoje das Ovelhas. Recebi o convite mas hoje não será possível para mim, mas fico agradecido e espero que em breve a gente possa se reunir. Depois a gente agenda algo com um pouco de antecedência. Mas valeu aí a "presença".
que pna que vc num vai o tomo o jhonny sozinho mesmo
ResponderExcluirtá me chamando de gordo?!
ResponderExcluirauhauhauh
ninguem vai abrir o gas não, doido.
ResponderExcluirbalde detected
ResponderExcluirÉ plêmico mesmo esse negócio, mas digo uma coisa, ô moto boa viu a Fazer!!!
ResponderExcluirE hoje? Em pleno 2017.. Twister ou fazer?
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