Sobre a viagem de ida.
- Saímos de Mossoró exatamente às 5:28 da manhã da quinta-feira, dia 30 de abril de 2009, do Posto Imperial, localizado no Alto de São Manoel. Dessa forma, tivemos um excedente de 13 minutos se levada em consideração a tolerância padrão de espera por atrasados. O desejo de cada um de nós era o de chegarmos em Paulo Afonso/BA antes de anoitecer.
- Paradas:
Foram sete as paradas do comboio principal até chegarmos a Paulo Afonso, sendo elas:
1 - Entroncamento da entrada para Jucurutu/RN
Hora: 6:16
Km: 61,80
Motivo: Espera de Tiago TCM, amigo do Aspira Arnilton, que chegou bem atrasado ao ponto de partida.
2 – Jucurutó/RN
Hora: 7:17
Km: 135,20
Motivos: Abastecimento (Pérola Negra bebeu R$ 20,00 em gasolina, o que deu para
3 – Patos/PB
Hora: 9:45
Km: 285,00
Motivo: Abastecimento (Pérola Bebeu
4 – Serra de Texeira/PE
Hora: 10:50
Km: 313,6
Motivos: Fotos e breve hidratação.
5 – Sertânia/PE
Hora: 13:05
Km: 431,4
Motivos: Almoço e abastecimento (Pérola recebeu R$ 23,15 de gasolina, o que deu para
6 – Inajá/PE
Hora: 15:44
Km: 568,7
Motivos: Abastecimento (Pérola Negra bebeu
7 – Jatobá/PE
Hora: 17:35
Km: 652,7
Motivos: Lanche, hidratação e limpeza da viseira dos capacetes. Alguns dos integrantes do comboio aproveitaram para abastecer.
Após
- A viagem de ida em poucas palavras:
A viagem ida foi tristemente marcada pelo desencontro. O comboio principal deixou dois para trás em Caicó, sendo eles Luzimarque (Membro Honorário) e Polary (Aspira). Os que estavam na frente ganharam vantagem no trânsito daquela cidade, em meio aos semáforos e cruzamentos. Luzimarque e Polary se basearam em informações confusas e acabaram pegando um caminho diferente após se separarem do grupo, pois não conheciam a rota e estavam sem mapa. No meio da confusão, a moto do Aspira apresentou problemas na transmissão e a corrente da mesma teve que ser substituída. Eles pararam em uma lan house para terem acesso ao mapa do trajeto, que se encontrava no site dos Trilhados. Os dois chegaram a Paulo Afonso duas horas depois do comboio principal – algo que jamais poderia ter acontecido.
A tocada foi bastante forte, e girava em torno dos
O mapa não foi seguido à risca. Os que estavam na frente saíram um pouco do caminho programado em alguns momentos, o que me deixou ainda mais confuso e atrapalhado. Poucos sabiam a rota, uma minoria havia visto o mapa no site e apenas um tinha o mesmo impresso: Eu. O negócio mesmo era fazer de tudo para não ficar para trás.
O susto foi imenso ao nos depararmos com o trecho de malha viária após Inajá. A pista estava completamente destruída! Em alguns pontos era melhor rodar pelo acostamento do que sobre a pista (ou sobre o que restava dela). O trecho em péssimas condições era de apenas
A chuva, que era esperada, só veio quando anoiteceu e já estávamos bem perto do nosso destino. Foi uma chuvinha fina e tranqüila que não nos causou problemas.
Impressionou-me a quantidade de animais na pista e às margens dela. Jumentos, cavalos, vacas, bodes, cachorros e raposas faziam parte da paisagem.
Sobre a viagem de volta:
· Deixamos Paulo Afonso por volta das 6:10 da manhã do domingo, dia 03 de maio de 2009. O comboio principal partiu da frente da Pousada Lua Cheia, onde eu estava hospedado junto a outros três (Ciro, Erivando e Eduardo). O combinado era de encontrar Luzimarque, que estava hospedado em uma cidade vizinha, na frente de um Posto de Fiscalização. A viagem de volta começou com um grave erro: Ciro, que saiu na frente, não parou no Posto, cruzou com Luzimarque na estrada sem vê-lo e dessa forma rodou cerca de
- Paradas
1 – Caraibera/PE
Hora: Entre 7 e 8 da manhã
Km: 126,3
Motivos: Abastecimento (Pérola bebeu
2 – Sertânia/PE
Hora: 10:35
Km: 304,4
Motivos: Abastecimento e lanche/almoço (Pérola bebeu
3 – Texeira/PB
Hora: 13:05
Km: 417,7
Motivos: Abastecimento (
4 – Patos/PB
Hora: 13:39
Km: 447,6
Motivos: Lanche
5 – Jucurutú/RN
Hora: 16:10
Km: 593,10
Motivos: Abastecimento (
Eu cheguei em Mossoró sozinho exatamente as 18:00 horas com o hodômetro marcando
- A viagem de volta em poucas palavras:
A tocada também foi forte e o número de paradas menor do que as feitas na ida. As paradas foram mais objetivas e breves. Isso fez com que o tempo e viagem diminuísse bastante.
Um cachorro de raça pé-duro quase me derruba. Ele estava andando pelo acostamento ao lado de uma pessoa (seu provável dono) e decidiu avançar para a moto de Fidel. Papai Smurf nem viu o canino, mas eu, que estava bem atrás, quase atinjo o puguento em cheio.
Fidel comentou ter tomado um grande susto com uma vaca que saiu do meio do mato na entrada de uma curva.
O Aspira Polary deu um trabalhinho ao Grupo... Coisas que exigiram alguns puxões de orelha por parte dos veteranos da turma.
Para não dizer que não teve nada de chuva na volta, pegamos apenas finas neblinas em determinados pontos.
As condições da viseira do meu capacete começaram a me incomodar quando a noite caiu, já bem perto de Mossoró. Insetos, poeira e outras coisas sem identificação precisa atrapalhavam bastante a minha visão e tornavam difícil a pilotagem ao cruzar outros veículos. Eu deveria ter parado para fazer a higiene da viseira, mas a preguiça e a vontade de chegar em casa impediram-me de realizar tal tarefa.
É gratificante ver as luzes da cidade após uma viagem como essa que fizemos. Ao ver de longe Mossoró toda iluminada fiz uma oração bem gostosa falando em voz alta. Agradeci por tudo ter dado certo, por tudo ter sido tal como foi.
Considerações finais:
Primeiramente parabenizo os três Aspirantes a Trilhados que fizeram parte dessa aventura, sendo eles: Arnilton, Fidel e Polary. Pelo que pude ver, fomos o Moto Clube do RN com maior participação no evento. Ao mesmo tempo, lamento por todos aqueles que queria ter ido, mas que por variados motivos não puderam fazer essa viagem.
O evento é bom e é grande, também é muito bem estruturado, mas percebemos alguns pecados graves cometidos pela organização. Pretendo sim voltar àquele lugar... Mas não durante o Moto Energia. Eu tive certeza de que aquele foi o maior evento no qual eu estive presente, e que ele deve ser o maior do Nordeste, e um dos maiores do Brasil.
Em Paulo Afonso e nas cidades vizinhas tem muito o que se ver. O lugar é show! O conselho que dou aos que pretendem ir pra lá é: Preparem suas câmeras, cartões de memórias, pilhas, etc. Tem muito o que ser registrado.
Soluções para os problemas ocorridos na viagem:
· Separar as motos participantes em dois grupos: Os que querem e podem andar forte e os que não podem ou não querem acompanhar essa turma;
· Exigir que todos os participantes estejam com o mapa impresso em mãos na hora da viagem e que o mesmo seja seguido com exatidão;
· Definir com antecedência os locais de abastecimento. Neles, todos deveriam abastecer. Os que preferissem abastecer em outros postos seriam deixados para trás.
Éder Negreiros Barbosa
Trilhados M. C. – Mossoró/RN
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POR SER UMA GRANDE VIAGEM, TODOS DEVERIAM TER O MAPA IMPRESSO MESMO !! QUANTO A SEPARAÇÃO DAS MOTOS NA VIAGEM É QUE SERIA DEFINIDO POR QUEM QUISESSE ACOMPANHAR O RITMO FORTE DE QUEM TOMASSE A FRENTE. 130 KM/H EU ACHO MUITA VELOCIDADE PRA MAIORIA, E QUIANTO A MIM COMPANHEIRO TEREI O MAIOR PRAZER EM " FERROLHAR" A GALERA. MANDOU BEM SPY
ResponderExcluirPense num cabra organizado. Tambem tenho algumas idéias para as próximas viagem, que sei que faremos juntos e gostaria de descutir nas próximas reujniões em momento oportuno.
ResponderExcluirCerteza, Barbudo. Bora ver tudinho nas Reuniões aí.
ResponderExcluirE que essa tenha sido a primeira de muitas outras viagens como Trilhado!
Gastastes apenas R$ 168,39 de gasolina?
ResponderExcluirminhas medias
ResponderExcluirmossoroR$ 40,00
mos-juc R$ 18,00 21,1km/l
juc-pat R$ 19,00 20,7km/l
pat-ser R$ 18,00 22,1km/l
ser-paf R$ 30,00 20,1km/l
paf-car R$ 16,00 22,5km/l
car-ser R$ 26,00 18,8 km/l
ser-pat R$ 17,00 22 km/l
pat-cai R$ 13,00 18,3 km/l
total R$197,00 estou com o tq vazio
Eu pulei alguns abastecimentos e antecipei outros ( preço )
Ótimo relato. Parabéns.
ResponderExcluirSobre a separação na ida, foi realmente uma pena. O fato de os caras não terem o mapa ou o roteiro esquematizado, contribuiu muito para isso, além da moto de Polary, que pegou a estrada sem as condições adequadas.
A idéia do ferrolho é de extrema importância, assim como o batedor. O motociclista que vai à frente, puxando o comboio, deve ser sempre o melhor conhecedor do caminho a ser seguido e não pode ditar um ritmo próprio, mas o ritmo combinado previamente pelo grupo.
Outra regra de ouro, que muitas vezes relaxamos, é "nunca perder o companheiro do retrovisor". Enquanto você estiver vendo um ou mais faróis no seu retrovisor, tudo bem; mas no momento em que esses faróis sumirem, pare e desligue o seu farol. Isso gera uma reação em cadeia, fazendo com que todo o comboio pare.
Aliás, vocês já viram um comboio de ônibus ou caminhões? Se querem andar juntos, precisam manter a mesma velocidade, mas essa velocidade não pode ser alta. Se um grupo quer viajar a 140 km/h e essa é a velocidade final da minha moto, qualquer vacilo que eu der, acabarei ficando para trás e nunca alcançarei o resto do grupo, a menos que eles também reduzam a velocidade.
Na minha opinião, a velocidade de um comboio não pode ser superior a 120 km/h, se a velocidade final de algumas motos for de 140 km/h. Se forem motos menores, com velocidade máxima de 120 km/h, então que o comboio ande a 100 km/h, e assim por diante.
a velocidade final da minha foi 155, dei varias esticadas a 150 mas sempre ficava dentro do comboio, as medias de 18 km/h é quando eu colava o punho, a minha sempre fez medias melhores q a perola, mas acho q era devido a minha relação esticada e aos alforges de Eder
ResponderExcluirVocê quis dizer relação "alongada"? Que coroa/pinhão você tá usando? Tenho uma coroa 38" aqui para viagens longas mas não a uso há mais de ano. Essa seria uma excelente oportunidade para usá-la. Porém, não recomendo usá-la com garupa, pois aí é preciso ter torque. Aliás, não recomendo ninguém pilotar moto com garupa...
ResponderExcluirPara que um comboio fique bem organizado deve-se eleger o Ponteiro e o Ferrolho, ninguém do "miolo" deve tomar a posição desses dois, isso faz com que ninguém se adiante ou se atrase. Se possível, cada um tenha "seu número de posicionamento" dentro do comboio, ou seja, quem for o nº 05 deverá sempre procurar ocupar essa posição, desta maneira, cada um saberá quem deverá estar imediatamente à sua frente ou atrás de si. Isso não quer dizer que o nº 05 não poderá, vez por outra, dar umas "esticadas" fora do comboio, para isso deverá sinalizar sua intenção aos companheiros e, assim que possível, retomar sua posição. E ainda para que isso funcione perfeitamente basta seguir a mais básica das regras para se andar em comboio: quem vai à frente SEMPRE deverá ser responsável por quem lhe sucede, desde a sinalização de um buraco/animal na pista ou caso esse se atrase/pare por alguma razão. Respeitar a velocidade de cruzeiro pré-estabelecida também já é uma grande contribuição. Se isto for seguido, todos estarão sempre juntos.
ResponderExcluirHá um outro detalhe importantíssimo sobre viagens em comboio: o grupo poderá ou mesmo deverá ser organizado observando a potência das motocicletas do grupo, de forma que a menos potente deverá seguir à frente, ditando o ritmo e à mais potente caberá fechar o grupo. A lógica disso é muito óbvia: normalmente motocicletas menos potentes estarão viajando à aproximadamente 80/85% de sua possibilidade máxima (e via de regra esse deverá ser o percentual máximo a ser estabelecido para velocidade de cruzeiro de tal moto). Se uma motocicleta menos potente se atrasar do grupo será uma árdua tarefa para esta conseguir se recuperar ante motocicletas mais potentes. As mais potentes devem andar no pelotão de trás pois têm motor suficiente para "buscar" o comboio caso seja necessário.
Agora tudo isso poderá ser uma prática apenas para longas viagens ou mesmo comum para pequenos percursos, vai depender da concordância do grupo. Eu acho que para uma viagem longa, onde muitos imprevistos podem acontecer, quanto mais organização melhor. Seria o caso de uma jornada como essa do Moto Energia.
Agora... Eu? Eu gosto de andar rápido e, como eu sei como as coisas são, eu não gosto de ficar do meio do comboio pra trás, isso é pedir para ficar... Pra trás! Também é preciso ser "decidido" nas ultrapassagens: Abriu, baixou uma marcha, cepou o punho e tchau Brasil! Em um grupo que anda rápido se ficar com "melindragem" fica pra trás mesmo!
Não exatamente, pois cheguei em Paulo Afonso com pouca gasolina no tanque, e não abasteci.
ResponderExcluirCheguei em Mossoró com cerca de um terço de combustível, e também não abasteci.
Se fosse completar o tanque na chegada a Mossoró ela teria pego algo em torno dos R$ 20,00. Já na chegada lá em Paulo Afonso, eu não lembro.
A conta fica mais ou menos em R$ 200,00 mesmo, ou seja, o que já era esperado.
É exatamente assim que eu penso.
ResponderExcluirDaí o cara de uma moto grande pode pensar: "quer dizer que eu vou ter que andar atrás de uma Lander?". Sim, se é que você pretende andar no grupo. Afinal, andar em grupo é andar à mesma velocidade dos outros, caso contrário, perde o sentido.
Um "grupo rápido" é geralmente composto de 3 até 5 motos. Passou disso, começa a ficar difícil manter a homogeneidade. No caso do comboio de 10 motos, caso haja divergência acerca da velocidade a ser mantida, pode-se simplesmente dividir o grupo em dois bondes de 5, ou 6 a 4... Enfim, de forma que a viagem seja prazerosa para todos.
Vão 6 motos numa estrada e se deparam com um caminhão à frente, num momento de tráfego intenso. Depois de algum estudo, 3 conseguem ultrapassar, mas os outros 3 não se arriscam e demoram um pouco mais para fazer a ultrapassagem. Ora, se os 3 primeiros que ultrapassaram mantiverem a velocidade da ultrapassagem, que geralmente é elevada além do normal para vencer o obstáculo o mais rápido possível, e os 3 últimos tiverem motos de igual ou menor potência que os 3 primeiros, fatalmente, acabarão ficando para trás. É por isso que a velocidade de cruzeiro de um comboio não pode ser nunca uma velocidade próxima do limite de velocidade de parte do grupo.
ResponderExcluirE tem mais, eu não classifico como "melindragem" a cautela, a prudência e o bom senso, pois mais importante do que chegar rápido, é simplesmente chegar. E mais importante do que ir, é poder voltar.
E para quem não viu ainda...
Situação de tráfego intenso é uma situação peculiar onde se deve ter todo o cuidado do mundo, porque a motocicleta passa a ser o veículo mais frágil da estrada. E é exatamente por isso que o motociclista de evitar circular entre veículos de grande porte, tipo caminhões, carretas, etc., pois estes têm grandes dificuldades em executar quaisquer manobras mas complicadas ou até mesmo freiar. Ser decidido não quer dizer ser afoito, isso é coisa para quem não tem filhos para criar ou é simplesmente estúpido. Ser decidido, nesse caso da realização de uma ultrapassagem, é ser objetivo na execução da manobra. Eu que não vou a menos de 50 metros de uma carreta bitrem SE houver espaço para tal. Isto pode ser chamado de "pilotagem defensiva".
ResponderExcluirÉ a solução mais viável para as divergências de cilindradas e pensamentos: Dividir o comboio. Foi isso que eu citei lá, e é assim que quero que seja.
ResponderExcluirSó não quero ficar pensando que estou atrapalhando os que querem correr pq eu e Pérola não acompanhamos o rojão.
E mais gostoso do que chegar, é chegar junto. E mais importante do que voltar, é voltar em grupo, sem baixas.
ResponderExcluirSozinho o cara vai mais rápido... Mas em grupo ele vai mais longe (frase Riders)
Foi massa ter passado grande parte do caminho de volta de Guaramiranga atrás do aSa, qnd o mesmo estava no comando de sua antiga Bross amarela. Foi mais massa ainda ter sido o ferrolho na volta de Paulo Afonso, pois tive a certeza de que se alguém se perdesse, eu estaria lá para ajudar (ainda que sem saber p*rra nenhuma da rota!).
Exclusiva, acredito que so tenho 2 motos dessa no Brasil, pelo menos era o comentarios. Boulevar 1800
ResponderExcluirexcluir
Nao acho que desgarramos muito, afinal em todas as paradas em menos de 5minutos estavamos todos juntos de novo. Tirando o trecho entre Caico e Jucurutu, onde Eu, Barbudo, Ciro e Jr, demos uma esticada pra aliviar o desgaste(mesmo assim qdo paramos no posto pra abastecer, apos encher o tanque da moto de Jr, todos ja estavam juntos de novo), nao passei de 120km, na verdade a media era de 110km, aq ggrande diferença é a constancia, sempre procuro andar numa velocidade fixa, fico mais concentrado, deminuindo meu cansaço, mais sempre em desvios de rota e paradas, so saia depois de ver todos e se alguem nao chegase apos certo tempo, ja tinhamos acertado em retornar. Agora acho fundamental sempre se manter na rota, todos tem a obrigaçao de conhecer a mesma, assim sendo, fica facil de encontrar quem ficar pra tras. Qto ao ferrolho, penso que a cada parada um deve assumir esse posto, tornando a viagem menos cansativa c/o revesamento, porque um so percorrer todo o percurso como ferrolho, nao concordo, fica muito cansativo e companherismo tem que existir entre todos.
ResponderExcluirSOHH
ResponderExcluirE É PORQUE O TOPETUDO "ARRIOU O BAGAÇO" DEPOIS DE JUCURUTU QUE SEGUNDO ELE DEMOROU MEIA HORA (HAJA BARRO)!! AFFFFFFFFFFFF
ResponderExcluirPessoal tem uma XT 600 2001 por traz da estação das artes tipo um feirão de Yamaha, e nessa XT tem um adesivo dos Trilhados, alguem sabe de quem é?? e quanto ta custando?? passei por la e o vendedor disse q estava fechado
ResponderExcluirPessoal acho errado ficar falando de velocidade que o maximo deve ser tanto ou tanto, quem faz a segurança é cada um, se fosse por excesso de velocidade não morria ninguem de Pop, mas ficar falando isso vai deixar quem tem motos maiores CC ficar chateado, pq quem tem Motor bota para rodar, o que aconteceu foi alguns errinhos de rota e não de velocidade, concordo 100% com Eduardo de ficar mudando o ferrolho e o ponteiro, como Eduardo ja havia falado Ciro freia bastante nas curvas então teve trechos que tivemos que ultrapassa-lo para ele acompanhar
ResponderExcluirConcordo plenamente,
ResponderExcluirAquela XT é de Valdir. Ele foi com a gente pra Caicó nela.
ResponderExcluirLá tem outra 2004 por R$ 16,000.00
é de valdir, amigo de fidel. quem vai comprar é vitor, dos tartarugas.
ResponderExcluirVitor Marcelo é ex-tartarugas, por qal motivo nao sei...
ResponderExcluirPo alguem fala aiii d mim, hehehe como mi sai junto a vcs hehehe
Bode vc é o Kra brother!!!
ResponderExcluirBode dei valor, pense dum cara rocheira, ja embarcou? falta as fotos de quem? eu vou gravar e enviar num cd p vc na sonda
ResponderExcluirgente boa!
ResponderExcluir(num tendo outro!)
Arnilton blz mesmo, junta aiii o maximo ok... vlw
ResponderExcluirOOO gente boa ne flw.
Gente boa.
ResponderExcluir(Num tendo outro!)
hehehehehehe
Bode, nao tendo outro, vc é o cara, kkkk. Mais falando serio, a turma foi show, cada um c/sua peculiaridade e todos entrosados na mesma bagunça, tirando Polary que da um trabalho(da proxima vez vou levar uma baba pra ele), a turma foi 1000.
ResponderExcluirQue venha as proximas viagens e ficaremos muito feliz c/sua presença, valeu.
ResponderExcluirCara dei uma passadinha la yamaha, tem uma XT 600 01 por 12 mil e outra 04 por 16mil, levando em conta que minha falcon 04 vale 8 mil não vou dar duas 400cc para ficar com uma 600, fica p proxima
ResponderExcluirMais e a 2001, esta moto ta com o motor zero, foi todo refeito com peças originais, por causa de uma tentativa do dono de regular as valvulas, não seria uma boa?
ResponderExcluirTem uma GS 500 na suziki 2004 com carenagem eles estão pedindo 14, e a moto ta +/-
ResponderExcluirPOLARY TA NA MIDIA MESMO!! AFFFFFFFFFFFFF
ResponderExcluirEu fiquei sabendo que ela estava sendo vendida por 11 k.
ResponderExcluirComo Júnior falou, a moto tá com motor zerado. Tudo novo.
Polary tá encucadozinho com essa história de vocês dizerem que ele deu trabalho.
ResponderExcluirRapaz, sinceramente eu não acho q Polary deu trabalho, acho q TCM deu mais
ResponderExcluirgalerinha, sinceramente ate agora nao sei quais erros que eu cometi, pq ate agora nao foi mencionado nenhum, mais o q eu acho engraçado é que nenhum dos membros efetivos apontaram os erros cometidos dos menbros do grupo, mais estou a inteira disposicao pra dialogar a respeito do meu comportamento.., mais se existe irmandade companheirismo pelo menos no meu ponto de vista, nao estao sendo correto comigo. estou sendo mencionado e nao me procuraram ao menos pra conversar.
ResponderExcluirAcho que é só brincadeira, pois vc é o mais novo aspira, recem promovido de pre-aspira, falando em aspira a viagem de mil milhas feitas por nóis a paulo afonso deveria valer duas viagens.
ResponderExcluirjunto!
ResponderExcluirsenta!
calado!
hehehehehe
kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirNda e aSSim mesmo, sempre tem um pra desmanterlar a historia hehehe,
ResponderExcluirTCM foi a comedia da estrada hehehe
e Polary o tenha cuidado,,,, Massa mesmo Show de Bola galera legal mesmo
Entao ja tem a proxima????
pq assim, na minha opniao isso comecou com eduardo tirando onda dizendo q eu do trabalho e q da proxima vez eu tinha que levar uma babá, logico q foi em tom de brincadeira... ai galera comecou hehehe, o aspira é aspira mesmo.. soh! hehehe
ResponderExcluirPolary vc é o bode espiatorio da vez e ainda é pre-asprila, tem que ficar na berlinda mesmo, mais que vou levar uma baba pra vc na proxima viagem, vou, kkkk
ResponderExcluirHEHEHEHEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
ResponderExcluirvc´s me pagam, bando de baldes heheheehehehe
ResponderExcluirBode, gostaria de acampar com a gente em Martins? Vamos ficar numa chácara só o filé.
ResponderExcluirRapaz, num tinham convidado o bode ainda não? pense num visinho de barraca legal, mas eu dei uma olhada no caledario e parece q ele vai ta trabalhando.
ResponderExcluirRapaz, olha ai do convite, bom mesmo,,, Mas diz ai a data ok...
ResponderExcluirPrimeiro final de semana de junho: 5, 6 e 7.
ResponderExcluirQual dos dois e melhor Martins ou Canoa ???
ResponderExcluirmartins omi!
ResponderExcluirNão fui ao evento de Canoa no ano passado, mas eu não deixaria de ir a Martins de jeito nenhum.
ResponderExcluirMARTINS COM CERTEZA!! CANOA JA É BASTANTE CONHECIDA E SÓ É LEGAL A NOITE
ResponderExcluirbode tu andas por onde omi, tu nun ta trabalhando nao?
ResponderExcluirBlz estou no trabalho,,, SIM chego terça se Deus quizer,,,
ResponderExcluirNa data de Martins vou estar trabalhando, ou nam nam nam....
Sexta pretendo ir pra Acari, paceiros d camping TCM, Arnilton e Fidel tao nessa ???
E alguem mais q qeira ir ne, ooo
omi, eu nao posso ir nao pra Acari, tenho q ficar mais presente de minha familia, tenho uma esposa e uma filha de 5 meses que e a coisa mais linda do mundo... iremos pra Martins e pra Canoa!
ResponderExcluirBode eu vou acampar também!!
ResponderExcluirTô pensando em ir pra Acari, mas só no sábado.
ResponderExcluirBlz, tou pensando em ir na sexta dormi em Caico e sabado chego em Acariii.
ResponderExcluirA cana vai ser grande entao,,, hehehe