segunda-feira, 4 de maio de 2009

Paulo Afonso 2009 – Diário de Bordo By Éder Esspiao

Sobre a viagem de ida.

 

  • Saímos de Mossoró exatamente às 5:28 da manhã da quinta-feira, dia 30 de abril de 2009, do Posto Imperial, localizado no Alto de São Manoel. Dessa forma, tivemos um excedente de 13 minutos se levada em consideração a tolerância padrão de espera por atrasados. O desejo de cada um de nós era o de chegarmos em Paulo Afonso/BA antes de anoitecer.

 

  • Paradas:

 

Foram sete as paradas do comboio principal até chegarmos a Paulo Afonso, sendo elas:

 

1 - Entroncamento da entrada para Jucurutu/RN

Hora: 6:16

Km: 61,80

Motivo: Espera de Tiago TCM, amigo do Aspira Arnilton, que chegou bem atrasado ao ponto de partida.

 

2 – Jucurutó/RN

Hora: 7:17

Km: 135,20

Motivos: Abastecimento (Pérola Negra bebeu R$ 20,00 em gasolina, o que deu para 7,5 litros) e café da manhã (comemos e bebemos a vontade com o valor de R$ 6,00).

 

3 – Patos/PB

Hora: 9:45

Km: 285,00

Motivo: Abastecimento (Pérola Bebeu 8,44 litros de gasolina, ao custo de 22,19)

 

4 – Serra de Texeira/PE

Hora: 10:50

Km: 313,6

Motivos: Fotos e breve hidratação.

 

5 – Sertânia/PE

Hora: 13:05

Km: 431,4

Motivos: Almoço e abastecimento (Pérola recebeu R$ 23,15 de gasolina, o que deu para 8,3 litros)

 

6 – Inajá/PE

Hora: 15:44

Km: 568,7

Motivos: Abastecimento (Pérola Negra bebeu 6,22 litros. O custo foi de 17,00)

 

7 – Jatobá/PE

Hora: 17:35

Km: 652,7

Motivos: Lanche, hidratação e limpeza da viseira dos capacetes. Alguns dos integrantes do comboio aproveitaram para abastecer.

 

Após 697,3 km chegamos ao evento em Paulo Afonso. A chegada se deu às 18:50. Fomos recebidos pelo forte ronco dos motores que vinham das mais variadas partes do Brasil. Na chegada estávamos com duas “baixas”: Luzimarque e Polary. Não tínhamos notícias dos dois desde a hora da separação.

 

  • A viagem de ida em poucas palavras:

 

A viagem ida foi tristemente marcada pelo desencontro. O comboio principal deixou dois para trás em Caicó, sendo eles Luzimarque (Membro Honorário) e Polary (Aspira). Os que estavam na frente ganharam vantagem no trânsito daquela cidade, em meio aos semáforos e cruzamentos. Luzimarque e Polary se basearam em informações confusas e acabaram pegando um caminho diferente após se separarem do grupo, pois não conheciam a rota e estavam sem mapa. No meio da confusão, a moto do Aspira apresentou problemas na transmissão e a corrente da mesma teve que ser substituída. Eles pararam em uma lan house para terem acesso ao mapa do trajeto, que se encontrava no site dos Trilhados. Os dois chegaram a Paulo Afonso duas horas depois do comboio principal – algo que jamais poderia ter acontecido.

 

A tocada foi bastante forte, e girava em torno dos 130 km/h. O ritmo foi erradamente ditado por Ciro Sabino e sua 1.000cc, o que dificultou a vida das motos pequenas que fizeram parte da viagem.

 

O mapa não foi seguido à risca. Os que estavam na frente saíram um pouco do caminho programado em alguns momentos, o que me deixou ainda mais confuso e atrapalhado. Poucos sabiam a rota, uma minoria havia visto o mapa no site e apenas um tinha o mesmo impresso: Eu. O negócio mesmo era fazer de tudo para não ficar para trás.

 

O susto foi imenso ao nos depararmos com o trecho de malha viária após Inajá. A pista estava completamente destruída! Em alguns pontos era melhor rodar pelo acostamento do que sobre a pista (ou sobre o que restava dela). O trecho em péssimas condições era de apenas 10 km de extensão, mas nos cansou bastante.

 

A chuva, que era esperada, só veio quando anoiteceu e já estávamos bem perto do nosso destino. Foi uma chuvinha fina e tranqüila que não nos causou problemas.

 

Impressionou-me a quantidade de animais na pista e às margens dela. Jumentos, cavalos, vacas, bodes, cachorros e raposas faziam parte da paisagem.

 

 

 

Sobre a viagem de volta:

 

·        Deixamos Paulo Afonso por volta das 6:10 da manhã do domingo, dia 03 de maio de 2009. O comboio principal partiu da frente da Pousada Lua Cheia, onde eu estava hospedado junto a outros três (Ciro, Erivando e Eduardo). O combinado era de encontrar Luzimarque, que estava hospedado em uma cidade vizinha, na frente de um Posto de Fiscalização. A viagem de volta começou com um grave erro: Ciro, que saiu na frente, não parou no Posto, cruzou com Luzimarque na estrada sem vê-lo e dessa forma rodou cerca de 20 quilômetros por um caminho errado, por uma estrada na qual nem deveríamos passar. Eu cheguei a botar 130 km/h em Pérola para alcançar Ciro, mas não obtive sucesso. Mesmo eu estando de punho colado a cada centena de metros rodada ele se distanciava mais. Quando o erro foi corrigido e Luzimarque se juntou ao grupo eu tomei uma decisão, a de assumir a posição de ferrolho do comboio. Pensei: “Desse jeito vai ficar gente para trás e mais gente vai se perder. Se isso ocorrer, eu quero estar junto, para não me sentir culpado.” Afirmo que, acho que por causa da escolha que fiz, a viagem de volta foi uma das mais prazerosas de minha vida! O tempo todo eu estava atrás da “última vértebra da serpente de motos”. Em todos os momentos que alguém parou, o Esspiao parou atrás e lá ficou até que os dois seguissem viagem. Foram 5 as paradas realizadas na viagem de retorno.

 

  • Paradas

 

1 – Caraibera/PE

Hora: Entre 7 e 8 da manhã

Km: 126,3

Motivos: Abastecimento (Pérola bebeu 8,1 litros, ao preço de R$ 22,00)

 

2 – Sertânia/PE

Hora: 10:35

Km: 304,4

Motivos: Abastecimento e lanche/almoço (Pérola bebeu 10,5 litros, o que me custou R$ 29,05)

 

3 – Texeira/PB

Hora: 13:05

Km: 417,7

Motivos: Abastecimento (5,64 litros por R$ 15,00)

 

4 – Patos/PB

Hora: 13:39

Km: 447,6

Motivos: Lanche

 

5 – Jucurutú/RN

Hora: 16:10

Km: 593,10

Motivos: Abastecimento (7,50 litros por R$ 20,00)

 

Eu cheguei em Mossoró sozinho exatamente as 18:00 horas com o hodômetro marcando 725,30 km. Alguns dos participantes estavam me esperando pouco depois da entrada da cidade. Fizemos algumas fotos e rumamos para os nosso lares.

 

  • A viagem de volta em poucas palavras:

 

A tocada também foi forte e o número de paradas menor do que as feitas na ida. As paradas foram mais objetivas e breves. Isso fez com que o tempo e viagem diminuísse bastante.

 

Um cachorro de raça pé-duro quase me derruba. Ele estava andando pelo acostamento ao lado de uma pessoa (seu provável dono) e decidiu avançar para a moto de Fidel. Papai Smurf nem viu o canino, mas eu, que estava bem atrás, quase atinjo o puguento em cheio.

 

Fidel comentou ter tomado um grande susto com uma vaca que saiu do meio do mato na entrada de uma curva.

 

O Aspira Polary deu um trabalhinho ao Grupo... Coisas que exigiram alguns puxões de orelha por parte dos veteranos da turma.

 

Para não dizer que não teve nada de chuva na volta, pegamos apenas finas neblinas em determinados pontos.

 

As condições da viseira do meu capacete começaram a me incomodar quando a noite caiu, já bem perto de Mossoró. Insetos, poeira e outras coisas sem identificação precisa atrapalhavam bastante a minha visão e tornavam difícil a pilotagem ao cruzar outros veículos. Eu deveria ter parado para fazer a higiene da viseira, mas a preguiça e a vontade de chegar em casa impediram-me de realizar tal tarefa.

 

É gratificante ver as luzes da cidade após uma viagem como essa que fizemos. Ao ver de longe Mossoró toda iluminada fiz uma oração bem gostosa falando em voz alta. Agradeci por tudo ter dado certo, por tudo ter sido tal como foi.

 

 

 

Considerações finais:

 

Primeiramente parabenizo os três Aspirantes a Trilhados que fizeram parte dessa aventura, sendo eles: Arnilton, Fidel e Polary. Pelo que pude ver, fomos o Moto Clube do RN com maior participação no evento. Ao mesmo tempo, lamento por todos aqueles que queria ter ido, mas que por variados motivos não puderam fazer essa viagem.

 

O evento é bom e é grande, também é muito bem estruturado, mas percebemos alguns pecados graves cometidos pela organização. Pretendo sim voltar àquele lugar... Mas não durante o Moto Energia. Eu tive certeza de que aquele foi o maior evento no qual eu estive presente, e que ele deve ser o maior do Nordeste, e um dos maiores do Brasil.

 

Em Paulo Afonso e nas cidades vizinhas tem muito o que se ver. O lugar é show! O conselho que dou aos que pretendem ir pra lá é: Preparem suas câmeras, cartões de memórias, pilhas, etc. Tem muito o que ser registrado.

 

Soluções para os problemas ocorridos na viagem:

 

·        Separar as motos participantes em dois grupos: Os que querem e podem andar forte e os que não podem ou não querem acompanhar essa turma;

·        Exigir que todos os participantes estejam com o mapa impresso em mãos na hora da viagem e que o mesmo seja seguido com exatidão;

·        Definir com antecedência os locais de abastecimento. Neles, todos deveriam abastecer. Os que preferissem abastecer em outros postos seriam deixados para trás.

 

Éder Negreiros Barbosa

Trilhados M. C. – Mossoró/RN

www.trilhados.com

 

...

 

Cadastre-se no Multiply para poder comentar nas publicações do site dos Trilhados. É fácil, rápido e de graça! Entre em http://multiply.com/user/join/ e faça já o seu cadastro!

 

 

Comentários
62 Comentários

62 comentários:

  1. POR SER UMA GRANDE VIAGEM, TODOS DEVERIAM TER O MAPA IMPRESSO MESMO !! QUANTO A SEPARAÇÃO DAS MOTOS NA VIAGEM É QUE SERIA DEFINIDO POR QUEM QUISESSE ACOMPANHAR O RITMO FORTE DE QUEM TOMASSE A FRENTE. 130 KM/H EU ACHO MUITA VELOCIDADE PRA MAIORIA, E QUIANTO A MIM COMPANHEIRO TEREI O MAIOR PRAZER EM " FERROLHAR" A GALERA. MANDOU BEM SPY

    ResponderExcluir
  2. Pense num cabra organizado. Tambem tenho algumas idéias para as próximas viagem, que sei que faremos juntos e gostaria de descutir nas próximas reujniões em momento oportuno.

    ResponderExcluir
  3. Certeza, Barbudo. Bora ver tudinho nas Reuniões aí.

    E que essa tenha sido a primeira de muitas outras viagens como Trilhado!

    ResponderExcluir
  4. minhas medias
    mossoroR$ 40,00
    mos-juc R$ 18,00 21,1km/l
    juc-pat R$ 19,00 20,7km/l
    pat-ser R$ 18,00 22,1km/l
    ser-paf R$ 30,00 20,1km/l

    paf-car R$ 16,00 22,5km/l
    car-ser R$ 26,00 18,8 km/l
    ser-pat R$ 17,00 22 km/l
    pat-cai R$ 13,00 18,3 km/l
    total R$197,00 estou com o tq vazio

    Eu pulei alguns abastecimentos e antecipei outros ( preço )

    ResponderExcluir
  5. Ótimo relato. Parabéns.

    Sobre a separação na ida, foi realmente uma pena. O fato de os caras não terem o mapa ou o roteiro esquematizado, contribuiu muito para isso, além da moto de Polary, que pegou a estrada sem as condições adequadas.

    A idéia do ferrolho é de extrema importância, assim como o batedor. O motociclista que vai à frente, puxando o comboio, deve ser sempre o melhor conhecedor do caminho a ser seguido e não pode ditar um ritmo próprio, mas o ritmo combinado previamente pelo grupo.

    Outra regra de ouro, que muitas vezes relaxamos, é "nunca perder o companheiro do retrovisor". Enquanto você estiver vendo um ou mais faróis no seu retrovisor, tudo bem; mas no momento em que esses faróis sumirem, pare e desligue o seu farol. Isso gera uma reação em cadeia, fazendo com que todo o comboio pare.

    Aliás, vocês já viram um comboio de ônibus ou caminhões? Se querem andar juntos, precisam manter a mesma velocidade, mas essa velocidade não pode ser alta. Se um grupo quer viajar a 140 km/h e essa é a velocidade final da minha moto, qualquer vacilo que eu der, acabarei ficando para trás e nunca alcançarei o resto do grupo, a menos que eles também reduzam a velocidade.

    Na minha opinião, a velocidade de um comboio não pode ser superior a 120 km/h, se a velocidade final de algumas motos for de 140 km/h. Se forem motos menores, com velocidade máxima de 120 km/h, então que o comboio ande a 100 km/h, e assim por diante.

    ResponderExcluir
  6. a velocidade final da minha foi 155, dei varias esticadas a 150 mas sempre ficava dentro do comboio, as medias de 18 km/h é quando eu colava o punho, a minha sempre fez medias melhores q a perola, mas acho q era devido a minha relação esticada e aos alforges de Eder

    ResponderExcluir
  7. Você quis dizer relação "alongada"? Que coroa/pinhão você tá usando? Tenho uma coroa 38" aqui para viagens longas mas não a uso há mais de ano. Essa seria uma excelente oportunidade para usá-la. Porém, não recomendo usá-la com garupa, pois aí é preciso ter torque. Aliás, não recomendo ninguém pilotar moto com garupa...

    ResponderExcluir
  8. Para que um comboio fique bem organizado deve-se eleger o Ponteiro e o Ferrolho, ninguém do "miolo" deve tomar a posição desses dois, isso faz com que ninguém se adiante ou se atrase. Se possível, cada um tenha "seu número de posicionamento" dentro do comboio, ou seja, quem for o nº 05 deverá sempre procurar ocupar essa posição, desta maneira, cada um saberá quem deverá estar imediatamente à sua frente ou atrás de si. Isso não quer dizer que o nº 05 não poderá, vez por outra, dar umas "esticadas" fora do comboio, para isso deverá sinalizar sua intenção aos companheiros e, assim que possível, retomar sua posição. E ainda para que isso funcione perfeitamente basta seguir a mais básica das regras para se andar em comboio: quem vai à frente SEMPRE deverá ser responsável por quem lhe sucede, desde a sinalização de um buraco/animal na pista ou caso esse se atrase/pare por alguma razão. Respeitar a velocidade de cruzeiro pré-estabelecida também já é uma grande contribuição. Se isto for seguido, todos estarão sempre juntos.

    Há um outro detalhe importantíssimo sobre viagens em comboio: o grupo poderá ou mesmo deverá ser organizado observando a potência das motocicletas do grupo, de forma que a menos potente deverá seguir à frente, ditando o ritmo e à mais potente caberá fechar o grupo. A lógica disso é muito óbvia: normalmente motocicletas menos potentes estarão viajando à aproximadamente 80/85% de sua possibilidade máxima (e via de regra esse deverá ser o percentual máximo a ser estabelecido para velocidade de cruzeiro de tal moto). Se uma motocicleta menos potente se atrasar do grupo será uma árdua tarefa para esta conseguir se recuperar ante motocicletas mais potentes. As mais potentes devem andar no pelotão de trás pois têm motor suficiente para "buscar" o comboio caso seja necessário.

    Agora tudo isso poderá ser uma prática apenas para longas viagens ou mesmo comum para pequenos percursos, vai depender da concordância do grupo. Eu acho que para uma viagem longa, onde muitos imprevistos podem acontecer, quanto mais organização melhor. Seria o caso de uma jornada como essa do Moto Energia.

    Agora... Eu? Eu gosto de andar rápido e, como eu sei como as coisas são, eu não gosto de ficar do meio do comboio pra trás, isso é pedir para ficar... Pra trás! Também é preciso ser "decidido" nas ultrapassagens: Abriu, baixou uma marcha, cepou o punho e tchau Brasil! Em um grupo que anda rápido se ficar com "melindragem" fica pra trás mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Não exatamente, pois cheguei em Paulo Afonso com pouca gasolina no tanque, e não abasteci.

    Cheguei em Mossoró com cerca de um terço de combustível, e também não abasteci.

    Se fosse completar o tanque na chegada a Mossoró ela teria pego algo em torno dos R$ 20,00. Já na chegada lá em Paulo Afonso, eu não lembro.

    A conta fica mais ou menos em R$ 200,00 mesmo, ou seja, o que já era esperado.

    ResponderExcluir
  10. É exatamente assim que eu penso.

    Daí o cara de uma moto grande pode pensar: "quer dizer que eu vou ter que andar atrás de uma Lander?". Sim, se é que você pretende andar no grupo. Afinal, andar em grupo é andar à mesma velocidade dos outros, caso contrário, perde o sentido.

    Um "grupo rápido" é geralmente composto de 3 até 5 motos. Passou disso, começa a ficar difícil manter a homogeneidade. No caso do comboio de 10 motos, caso haja divergência acerca da velocidade a ser mantida, pode-se simplesmente dividir o grupo em dois bondes de 5, ou 6 a 4... Enfim, de forma que a viagem seja prazerosa para todos.

    ResponderExcluir
  11. Vão 6 motos numa estrada e se deparam com um caminhão à frente, num momento de tráfego intenso. Depois de algum estudo, 3 conseguem ultrapassar, mas os outros 3 não se arriscam e demoram um pouco mais para fazer a ultrapassagem. Ora, se os 3 primeiros que ultrapassaram mantiverem a velocidade da ultrapassagem, que geralmente é elevada além do normal para vencer o obstáculo o mais rápido possível, e os 3 últimos tiverem motos de igual ou menor potência que os 3 primeiros, fatalmente, acabarão ficando para trás. É por isso que a velocidade de cruzeiro de um comboio não pode ser nunca uma velocidade próxima do limite de velocidade de parte do grupo.

    E tem mais, eu não classifico como "melindragem" a cautela, a prudência e o bom senso, pois mais importante do que chegar rápido, é simplesmente chegar. E mais importante do que ir, é poder voltar.

    E para quem não viu ainda...

    ResponderExcluir
  12. Situação de tráfego intenso é uma situação peculiar onde se deve ter todo o cuidado do mundo, porque a motocicleta passa a ser o veículo mais frágil da estrada. E é exatamente por isso que o motociclista de evitar circular entre veículos de grande porte, tipo caminhões, carretas, etc., pois estes têm grandes dificuldades em executar quaisquer manobras mas complicadas ou até mesmo freiar. Ser decidido não quer dizer ser afoito, isso é coisa para quem não tem filhos para criar ou é simplesmente estúpido. Ser decidido, nesse caso da realização de uma ultrapassagem, é ser objetivo na execução da manobra. Eu que não vou a menos de 50 metros de uma carreta bitrem SE houver espaço para tal. Isto pode ser chamado de "pilotagem defensiva".

    ResponderExcluir
  13. É a solução mais viável para as divergências de cilindradas e pensamentos: Dividir o comboio. Foi isso que eu citei lá, e é assim que quero que seja.

    Só não quero ficar pensando que estou atrapalhando os que querem correr pq eu e Pérola não acompanhamos o rojão.

    ResponderExcluir
  14. E mais gostoso do que chegar, é chegar junto. E mais importante do que voltar, é voltar em grupo, sem baixas.

    Sozinho o cara vai mais rápido... Mas em grupo ele vai mais longe (frase Riders)

    Foi massa ter passado grande parte do caminho de volta de Guaramiranga atrás do aSa, qnd o mesmo estava no comando de sua antiga Bross amarela. Foi mais massa ainda ter sido o ferrolho na volta de Paulo Afonso, pois tive a certeza de que se alguém se perdesse, eu estaria lá para ajudar (ainda que sem saber p*rra nenhuma da rota!).

    ResponderExcluir
  15. Exclusiva, acredito que so tenho 2 motos dessa no Brasil, pelo menos era o comentarios. Boulevar 1800
    excluir

    ResponderExcluir
  16. Nao acho que desgarramos muito, afinal em todas as paradas em menos de 5minutos estavamos todos juntos de novo. Tirando o trecho entre Caico e Jucurutu, onde Eu, Barbudo, Ciro e Jr, demos uma esticada pra aliviar o desgaste(mesmo assim qdo paramos no posto pra abastecer, apos encher o tanque da moto de Jr, todos ja estavam juntos de novo), nao passei de 120km, na verdade a media era de 110km, aq ggrande diferença é a constancia, sempre procuro andar numa velocidade fixa, fico mais concentrado, deminuindo meu cansaço, mais sempre em desvios de rota e paradas, so saia depois de ver todos e se alguem nao chegase apos certo tempo, ja tinhamos acertado em retornar. Agora acho fundamental sempre se manter na rota, todos tem a obrigaçao de conhecer a mesma, assim sendo, fica facil de encontrar quem ficar pra tras. Qto ao ferrolho, penso que a cada parada um deve assumir esse posto, tornando a viagem menos cansativa c/o revesamento, porque um so percorrer todo o percurso como ferrolho, nao concordo, fica muito cansativo e companherismo tem que existir entre todos.

    ResponderExcluir
  17. E É PORQUE O TOPETUDO "ARRIOU O BAGAÇO" DEPOIS DE JUCURUTU QUE SEGUNDO ELE DEMOROU MEIA HORA (HAJA BARRO)!! AFFFFFFFFFFFF

    ResponderExcluir
  18. Pessoal tem uma XT 600 2001 por traz da estação das artes tipo um feirão de Yamaha, e nessa XT tem um adesivo dos Trilhados, alguem sabe de quem é?? e quanto ta custando?? passei por la e o vendedor disse q estava fechado

    ResponderExcluir
  19. Pessoal acho errado ficar falando de velocidade que o maximo deve ser tanto ou tanto, quem faz a segurança é cada um, se fosse por excesso de velocidade não morria ninguem de Pop, mas ficar falando isso vai deixar quem tem motos maiores CC ficar chateado, pq quem tem Motor bota para rodar, o que aconteceu foi alguns errinhos de rota e não de velocidade, concordo 100% com Eduardo de ficar mudando o ferrolho e o ponteiro, como Eduardo ja havia falado Ciro freia bastante nas curvas então teve trechos que tivemos que ultrapassa-lo para ele acompanhar

    ResponderExcluir
  20. Aquela XT é de Valdir. Ele foi com a gente pra Caicó nela.

    Lá tem outra 2004 por R$ 16,000.00

    ResponderExcluir
  21. é de valdir, amigo de fidel. quem vai comprar é vitor, dos tartarugas.

    ResponderExcluir
  22. Vitor Marcelo é ex-tartarugas, por qal motivo nao sei...
    Po alguem fala aiii d mim, hehehe como mi sai junto a vcs hehehe

    ResponderExcluir
  23. Bode dei valor, pense dum cara rocheira, ja embarcou? falta as fotos de quem? eu vou gravar e enviar num cd p vc na sonda

    ResponderExcluir
  24. Arnilton blz mesmo, junta aiii o maximo ok... vlw

    OOO gente boa ne flw.

    ResponderExcluir
  25. Gente boa.

    (Num tendo outro!)

    hehehehehehe

    ResponderExcluir
  26. Bode, nao tendo outro, vc é o cara, kkkk. Mais falando serio, a turma foi show, cada um c/sua peculiaridade e todos entrosados na mesma bagunça, tirando Polary que da um trabalho(da proxima vez vou levar uma baba pra ele), a turma foi 1000.

    ResponderExcluir
  27. Que venha as proximas viagens e ficaremos muito feliz c/sua presença, valeu.

    ResponderExcluir
  28. Cara dei uma passadinha la yamaha, tem uma XT 600 01 por 12 mil e outra 04 por 16mil, levando em conta que minha falcon 04 vale 8 mil não vou dar duas 400cc para ficar com uma 600, fica p proxima

    ResponderExcluir
  29. Mais e a 2001, esta moto ta com o motor zero, foi todo refeito com peças originais, por causa de uma tentativa do dono de regular as valvulas, não seria uma boa?

    ResponderExcluir
  30. Tem uma GS 500 na suziki 2004 com carenagem eles estão pedindo 14, e a moto ta +/-

    ResponderExcluir
  31. POLARY TA NA MIDIA MESMO!! AFFFFFFFFFFFFF

    ResponderExcluir
  32. Eu fiquei sabendo que ela estava sendo vendida por 11 k.

    Como Júnior falou, a moto tá com motor zerado. Tudo novo.

    ResponderExcluir
  33. Polary tá encucadozinho com essa história de vocês dizerem que ele deu trabalho.

    ResponderExcluir
  34. Rapaz, sinceramente eu não acho q Polary deu trabalho, acho q TCM deu mais

    ResponderExcluir
  35. galerinha, sinceramente ate agora nao sei quais erros que eu cometi, pq ate agora nao foi mencionado nenhum, mais o q eu acho engraçado é que nenhum dos membros efetivos apontaram os erros cometidos dos menbros do grupo, mais estou a inteira disposicao pra dialogar a respeito do meu comportamento.., mais se existe irmandade companheirismo pelo menos no meu ponto de vista, nao estao sendo correto comigo. estou sendo mencionado e nao me procuraram ao menos pra conversar.

    ResponderExcluir
  36. Acho que é só brincadeira, pois vc é o mais novo aspira, recem promovido de pre-aspira, falando em aspira a viagem de mil milhas feitas por nóis a paulo afonso deveria valer duas viagens.

    ResponderExcluir
  37. Nda e aSSim mesmo, sempre tem um pra desmanterlar a historia hehehe,
    TCM foi a comedia da estrada hehehe
    e Polary o tenha cuidado,,,, Massa mesmo Show de Bola galera legal mesmo
    Entao ja tem a proxima????

    ResponderExcluir
  38. pq assim, na minha opniao isso comecou com eduardo tirando onda dizendo q eu do trabalho e q da proxima vez eu tinha que levar uma babá, logico q foi em tom de brincadeira... ai galera comecou hehehe, o aspira é aspira mesmo.. soh! hehehe

    ResponderExcluir
  39. Polary vc é o bode espiatorio da vez e ainda é pre-asprila, tem que ficar na berlinda mesmo, mais que vou levar uma baba pra vc na proxima viagem, vou, kkkk

    ResponderExcluir
  40. HEHEHEHEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    ResponderExcluir
  41. vc´s me pagam, bando de baldes heheheehehehe

    ResponderExcluir
  42. Bode, gostaria de acampar com a gente em Martins? Vamos ficar numa chácara só o filé.

    ResponderExcluir
  43. Rapaz, num tinham convidado o bode ainda não? pense num visinho de barraca legal, mas eu dei uma olhada no caledario e parece q ele vai ta trabalhando.

    ResponderExcluir
  44. Rapaz, olha ai do convite, bom mesmo,,, Mas diz ai a data ok...

    ResponderExcluir
  45. Primeiro final de semana de junho: 5, 6 e 7.

    ResponderExcluir
  46. Qual dos dois e melhor Martins ou Canoa ???

    ResponderExcluir
  47. Não fui ao evento de Canoa no ano passado, mas eu não deixaria de ir a Martins de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  48. MARTINS COM CERTEZA!! CANOA JA É BASTANTE CONHECIDA E SÓ É LEGAL A NOITE

    ResponderExcluir
  49. bode tu andas por onde omi, tu nun ta trabalhando nao?

    ResponderExcluir
  50. Blz estou no trabalho,,, SIM chego terça se Deus quizer,,,
    Na data de Martins vou estar trabalhando, ou nam nam nam....
    Sexta pretendo ir pra Acari, paceiros d camping TCM, Arnilton e Fidel tao nessa ???
    E alguem mais q qeira ir ne, ooo

    ResponderExcluir
  51. omi, eu nao posso ir nao pra Acari, tenho q ficar mais presente de minha familia, tenho uma esposa e uma filha de 5 meses que e a coisa mais linda do mundo... iremos pra Martins e pra Canoa!

    ResponderExcluir
  52. Tô pensando em ir pra Acari, mas só no sábado.

    ResponderExcluir
  53. Blz, tou pensando em ir na sexta dormi em Caico e sabado chego em Acariii.
    A cana vai ser grande entao,,, hehehe

    ResponderExcluir