quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Comunicado de Desligamento - Eder Negreiros

Comunicado de Desligamento – Éder Negreiros Barbosa (Esspiao)

Informo aos interessados que a partir do dia 14 de dezembro de 2010 eu, Éder Negreiros Barbosa, motociclista residente na cidade de Mossoró/RN, encontro-me desligado do Trilhados M. C. – Mossoró/RN. Essa informação já se encontrava em poder da direção do Trilhados M. C. e só vem a tona agora, depois de passados alguns poucos dias do ocorrido, por motivos organizacionais internos da agremiação motoclubística na qual eu me encontrava inscrito.

Essa dolorosa e muito bem pensada decisão se deu pelo simples fato de ter chegado a hora de minha partida. É tempo de arrumar as malas, ou melhor, alocar a bagagem nos alforges de minha moto e “pegar a estrada”, ainda que essa seja uma rota que me levará a um destino totalmente desconhecido. Mas, afinal, quem de nós, aqui na Terra, conhece o próprio destino?!

Não posso deixar de relatar que agi com base apenas na razão e que tive que deixar de lado tudo o que era ligado a emoção. Se eu tivesse me dado ao luxo de pensar com o coração jamais seria capaz de fazer o que fiz. Outra coisa que me sinto obrigado a relatar é que caso eu não tivesse tomado essa decisão no momento em que o fiz estaria indo na direção oposta das coisas que acho corretas, contra tudo aquilo que preguei e defendi e contra as regras que me norteiam e sempre me nortearão no meio motociclístico e motoclubístico.

Cada um dos delicados pontos de costura que prendem o Brasão dos Trilhados às costas do meu colete de retalhos de couro e da minha jaqueta de viagem serão tirados por mim com a mesma dor que sentiria caso estivesse fazendo grandes e profundos cortes em minha própria pele! Precisarei acumular forças para desempenhar tal tarefa, pois sei que não será nada fácil. Porém, aviso que isso será feito o quanto antes.

Agradeço, com plena certeza sobre a decisão que tomei e, ainda assim, com o coração declaradamente partido, todos os muitos momentos inesquecivelmente fantásticos que vivi enquanto fiz parte dessa que é uma verdadeira família de motociclistas. Aviso a todos que, na bagagem que montei nos caóticos momentos que antecederam a minha partida, só serão levadas as boas lembranças, coisas gostosas de serem revividas e dignas de ficarem eternamente em minha memória.

Nada tenho contra o meu tão amado e respeitado ex-Moto Clube. Foi com o Brasão dele estampado nas costas que fui, montado nas “éguas de aço” que já me acompanharam em minhas andanças, aos mais lindos lugares. Foi com esse Brasão que visitei cidades e estados onde nunca pensei estar. Foi com ele e através dele que conquistei amizades que, com toda certeza, me acompanharão na estada da vida até o fim dos meus dias, até meus derradeiros “quilômetros”, não importando o caminho ou desvio que eu decida ou precise tomar. Quantas e quantas vezes eu vi o dia nascer fazendo o uso desse Brasão, enquanto contemplava o brilho dos primeiros raios de luz solar sobre o asfalto?! Quantas e quantas vezes, fazendo do nome do Trilhados Moto Clube meu sobrenome, eu permiti que a chuva me lavasse sobre a minha máquina, enquanto pilotava, acomodado prazerosamente dentro de uma roupa de couro, pelas mais belas estradas?! São contas que eu nunca conseguiria fazer, pois trazem como resultados números que eu jamais poderia mensurar. Sempre que eu olhar para os retrovisores de minha motocicleta e da minha vida é isso que eu vou e quero lembrar dos meus dias de Trilhado.

Informo que, sempre que possível e permitido, continuarei a acompanhar a inimitável turma dos Trilhados em Reuniões Sociais, viagens independentes e eventos motociclísticos. Não quero perder o contato com essa família. Ao contrário: Quero ficar cada vez mais amigo deles, quero ser cada vez mais irmão dos integrantes do Moto Clube que agora, de forma honrosa e honesta, deixo para seguir o meu próprio caminho, deixo para “trilhar” por outras rotas.

Enquanto Deus permitir e as circunstâncias estiverem a meu favor continuarei a incorporar e vivenciar o estilo de vida motociclístico em toda a sua plenitude. Continuarei a fazer moto viagens acompanhado e sozinho, sejam elas para eventos ou para qualquer que seja o lugar. Nasci para isso, para ser motociclista estradeiro, para viver completamente mergulhado nessa “paixão pelo risco calculado”, equilibrando-me sobre as duas rodas de um moto, sempre pronto e disposto para devorar asfalto.

Acho que posso sim usar as minhas palavras para relatar que vi essa agremiação nascer, crescer, amadurecer e aparecer no meio de tantas outras. Estive presente ativamente nos principais e mais relevantes momentos dessa bonita história. Tenho plena certeza de que o meu nome constará, ainda que em letras miúdas, nas principais páginas desse belo e espesso livro que trata de amigos inicialmente unidos pela paixão que sentem por suas máquinas de duas rodas. Posso dizer que vi a fundação desse Moto Clube, em meio a trilhas fora de estrada, e que estive presente em todas as suas primeiras viagens e idas a encontros motociclísticos. Lembro também que estive na fundação da Facção Sampa, na nomeação daqueles Membros que levariam, a bordo de suas motocicletas, pela primeira vez, o nome do meu ex-Moto Clube para fora do nosso país... E foi assim que a Bandeira do Trilhados M. C. foi hasteada no Deserto de Atacama. Quanto orgulho que eu senti... Quanta felicidade! Quase não cabia em mim toda aquela alegria. Aquilo me pós dentro de um verdadeiro “oceano de sensações”, já que era como se grande parte de mim estivesse lá com eles.

No mais, nesse momento de despedida, tudo o que desejo é paz e vida longa ao Trilhados M. C.. Que essa fantástica turma continue a trilhar de forma bonita, honrosa, correta e responsável os seus fascinantes caminhos pelas estradas do nosso país (e fora dele!). Que esse Brasão cresça cada vez mais, e que só se desenvolva e amadureça com o passar do tempo. Que os seus Membros, meus ex-irmãos de Brasão e eternos irmãos de estrada, defendam essa Bandeira com unhas e dentes. Essa sim é uma bandeira pela qual se vale a pena lutar!

A saudade irá sim existir, pois esse é um “lar” que deixo para trás, um lar onde vivi por mais de cinco anos. Porém, na garupa da saudade sempre estará a certeza de que o que fiz foi a coisa certa e que agi no momento adequado.

Sobre planos para o futuro da minha vida como motoclubista afirmo que não tenho nenhum, pois em todas as vezes que quis definir algo antecipadamente nada saiu como o esperado. Apenas o tempo e o meu coração dirão o que será feito de mim dentro desse meio. Dentro, trajando colete de couro, porém, sem Brasão para defender.

Mesmo depois de tudo o que foi escrito nesse comunicado, confesso que não me encontro munido com as palavras corretas e sintonizadas para me despedir dessa turma. Dito isso deixo aqui o meu fraternal, respeitoso e mais emocionado ADEUS. A gente se encontra pelas estradas da vida, amigos. A gente se encontra...

Éder Negreiros Barbosa

Motociclista – Mossoró/RN

esspiao@hotmail.com

TRILHADOS M.C

Marcellus Luiz

Vice presidente

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Nao concordo muito com sua decisao, sera uma perda de peso para o MC, mais como amigo que sou seu, so posso respeitar sua posiçao, espero que uma vez com a cabeça mais relaxada e decisao ja definida, possamos continuar curtindo os prazeres que nossas eguas de aço sempre nos deram e darão, abrindo nossas fronteiras e superando limites jamais imaginados. Valeu AMIGO.

    ResponderExcluir
  2. e lamentavel a perde de um dos menbros mais importante deste motoclube,
    mas respeito a sua opiniao!
    continuo sendo seu amigo, independente de vc estar ou nao no motoclube
    valeu amigo!

    ResponderExcluir
  3. bom dia a todos do mc trilhados por muito tempo nao espresso minhas opinioes nesse espaço mais hoje nao poderia deixa de falar,respeito sua decisao apesar de nao concordar mais espero q vc continue trilhando longos e maravilhosos caminhos em sua motoca acompanhados de seus irmaos motociclistas,vai ser dificil de se acostomar de ver os trilhados sem vc mais como vc propio disse o futuro e incerto e quem sabe logo vc possa estar novamente defendendo essa bandeira ou outra quem sabe,mais amigo vou le dizer algo q ja le disse antes e espero nao ser mal interpretado eu uso o motociclismo pra fujir do mundo onde vivo rodeado de preocupacoes,onde entro em um mundo repreto de amigos e felicidades,entao quando estiver nesse mundo relaxe doido e vva o momento
    um motoabraço,um uivo do lobo e muitas felicidades nesse novo caminho
    auauauauauauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Como diria o mestre Raul Seixas "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do ter aquela velha opinião formada sobre tudo", ou seja, o mundo da muitas voltas e o que é hoje não necessariamente será amanhã, e decisões podem ser repensadas, respeito a decisão, lembrando sempre que o que nós uni não é um brasão e sim a paixão pelo motociclismo, como exemplos temos eu, Dorian, Glaubia, Dulce e Fabio, etc, com ou sem brasão somos todos motociclista isso é o que realmente importa.

    ResponderExcluir
  5. Os ventos que as vezes tiram
    algo que amamos, são os
    mesmos que trazem algo que
    aprendemos a amar...
    Por isso não devemos chorar
    pelo que nos foi tirado e sim,
    aprender a amar o que nos foi
    dado.Pois tudo aquilo que é
    realmente nosso, nunca se vai
    para sempre...

    Bob Marley

    A VERDADE É FILHA DO TEMPO E NÃO DA AUTORIDADE, MAS A DÚVIDA É O COMEÇO DA SABEDORIA
    Galileu Galilei

    ResponderExcluir
  6. Éder suas palavras me emocionaram, sei o quanto é importante o brasão e a dor que vai ser retirá-lo da sua vida. Mas preciso respeitar sua decisão e se algum dia você rever seus conceitos e se der conta de que está na hora de regressar, deixe o orgulho de lado e nos reencontre na situação de membro, pois de amigo sempre serás e espero de coração que não se afaste, pois convívio gera laços, os quais quase nada nessa vidas os desfaz. Amizade é uma das poucas coisas nessa vida que nos fazem valer pelo que passamos e nos refaz quando nos encontramos derrotados e sem rumo. E acredito que num vai ser um brazão que irá te tirá de nosso convívio e muito menos de nosso coração. Amigo é um membro de nossa família que nós podemos escolher e amar independente dos laços de sangue que nos são impostos. Se é preciso ir, então que vá, com serenidade, acredite te compreendo muito bem, às vezes temos que tomar decisões em nossa vida que aos olhos das pessoas pareçem decisões insanas e sem sentido, mas só sabe a gente do que sentimos e o que nos custa decidirmos o que fazer de nossa vida. Um abraço da amiga pequena... Criss

    ResponderExcluir
  7. Só tenho a lamentar a saida de tão dedicado parceiro e amigo. Tentamos fazê-lo desistir de tal atitude, mas ele falava que era caso pensado. Lembro bem o convite dele para rodarmos nas estradas. Eder você foi o maior incentivador que eu ja tive, para viajar de motocicleta e ir a eventos. Não gostariamos de vêlo desligado do M.C, afinal vc é o mentor e membro fundador do TRILHADOS. Mas como falei para Clau, respeitamos a sua decisão. Saiba que as portas sempre estarão abertas pra você, nunca duvide se um dia vc querer retornar de falar com a gente, pois estaremos prontos para recebelo como TRILHADO.

    " NENHUM CAMINHO É LONGO DEMAIS, QUANDO UM AMIGO NOS ACOMPANHA"

    De seu amigo

    PF ( vc me chamava assim quando eu era magro) kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Respeito a decisão do meu "padim". Não importa se vc andará ou não com o brasão dos Trilhados, seja nas costas ou em Lucile, uma vez estando conosco será como se nunca tivesse saído. Vc pode estar saindo, mas ficará para sempre a amizade e o companheirismo nesse MC.

    ResponderExcluir
  9. Éder, vc me mostrou um mundo que eu não tinha nem idéia que existia: o motociclismo! E digo com toda convicção que este é um mundo admirável! Não só pelas máquinas extraordinárias ou pelas inesquecíveis paisagens, mas pelas amizades e os laços que se adquire a cada passeio ou simples encontro. Ainda estou engatinhando, mas espero ficar velhinha gagá te acompanhando por esse mundão a fora de moto(não dispenso o cachorro e os moleques, viu?kkk). Hoje posso dizer que sua paixão me contagiou. Vc bem sabe que quando li sua carta, me veio um aperto no peito e um nó na garganta. Terminei a leitura bem emocionada, pois convivendo com vc, absorvi alguns sentimentos seus, e sei o quanto foi difícil pra vc tomar essa decisão. Em momento algum eu me atrevi a dar a minha opinião pra que sim ou que não, acreditando ser uma decisão só sua. Tudo o que pude fazer foi te ouvir, procurar te entender e pedir pra vc acalmar mente e coração, para tomar a melhor decisão. Estarei ao seu lado em todos os momentos, bons e ruins! E tudo o que quero é te ver feliz, seja dentro ou fora do M.C. . Mas de uma coisa não abro mão (e sei que vc tb não), que é a companhia dos seus amigos, que vc generosamente compartilhou e compartilha comigo. Obrigada por me fazer feliz e por ser quem vc é. Te amo!

    ResponderExcluir
  10. Acho que os colegas já disseram tudo, não tenho mais palavras,,, mas como já te falei amigo, qndo vc me ligou pra informar de sua decisão, eu, e acho q todos iremos respeitá-la, e tb acho que, pra vc, no momento eh a decisão mais acertada e justa(no momento), mas sabe que vc por ser meu Padim, e maior incentivador a viajar de moto, sempre estará perto de nós, mesmo sem carregar o Brasão, estará sempre presente, nem que seja de coração mais vai tá com ctz!!!! Adecisão com certeza não deve ter sido fácil, mas acertada,,, e sabe que estaremos sempre de braços abertos pra vc a todos os momentos, pelo menos no que depender de mim,,, grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Só tenho agradecer cada uma das palavras escritas aqui. Muitas delas me emocionaram. Agradeço também a compreensão. Muito obrigado!

    No mais, espero que Os Trilhados me convidem para os acontecimentos da Agenda Oficial. Sendo eu convidado por um dos Membros, me sentirei mais a vontade para me fazer presente.

    No que depender de mim pretendo me aproximar mais e mais, pretendo estar mais presente que antes, cada vez mais próximo de cada um de vocês. Com o tempo, verão que isso é verdade.

    É isso.

    Abraços! Feliz Natal para todos.

    ResponderExcluir
  12. Puxa vida...fique despadrinhado....a gente se vê na proxima curva cara!

    ResponderExcluir
  13. Boa sorte meu amigo pois é assim que o tenho, Estou de coração partido mas sei que está feliz e é isso o que importa. A família Ocimar deseja tudo de bom nessa nova estrada que irá desbravar.

    ResponderExcluir