quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

MOTOCICLISTA SOFRE DE TDAH

 

Projeto de Lei quer aplicar teste para saber se motociclista sofre de TDAH

TDAH é Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade...

Deverá causar muita polêmica caso seja realmente aprovado o Projeto de Lei 7.483/10, que obriga motociclistas a realizar um teste que comprove se ele sofre ou não de Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDAH).

A começar pelo modo como o Detran aplicará o teste. De acordo com o médico psiquiatra e psicoterapeuta Hélio Borges de Oliveira Passos, os testes em psiquiatria são instrumentos que precisam de anos de estudo e feitura para que sejam realmente validados.

"O PL-7483/2010 não especifica nem que teste deve ser aplicado, o que necessitará da instalação de uma comissão capaz de eleger um teste específico e válido", aponta o psiquiatra Passos.

Outra fato polêmico diz respeito à segregação do teste, que deverá ser feito apenas por motociclistas e não por outros motoristas, como de carros e caminhões. O psiquiatra diz não ver razão alguma para que outros motoristas também não participem do teste, caso seja realmente aprovado.

"Acho-o prematuro e com pouco baseamento em pesquisas e consultas aos especialistas. Um único trabalho científico referido não pode ser consensual a fim de já se produzir uma lei. Não é assim que a ciência funciona, não é assim que deveriam se formular tais leis", questiona Passos, mostrando-se contrário à lei.

O que é TDAH?

Estimativas apontam que de 1 a 2% da população de adultos podem sofrer de Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade. De causas genéticas, o transtorno é neurobiológico, costuma aparecer na infância e frequentemente acompanha o indivíduo até a fase adulta. Desatenção, inquietude e impulsividade são alguns dos principais sintomas.

Conforme explica o psiquiatra Passos, a atenção (ou a falta dela) dos motociclistas pode não estar relacionada à TDAH. Ele explica que a atenção está relacionada à vigilância e à tenacidade do ser.

E é com a vigilância que se consegue tomar conta de diversos estímulos ao mesmo tempo, o que é crucial para se pilotar uma moto. Mas a vigilância, segundo Passos, não está relacionada ao TDAH. "O portador de TDAH tem prejudicada não a vigilância (que é normalmente extremada), mas a tenacidade. É nas atividades de maior esforço intelectual e com leitura e estudo que vemos na prática clínica o transtorno sobressair".

Para saber se realmente a pessoa sofre algum tipo de transtorno, é preciso que o diagnóstico seja essencialmente clínico, o que poderia compremeter o teste antes de tirar a CNH. Além disso, afirma o psquiatra Passos, faz-se necessário uma investigação das queixas apresentadas pelo paciente e familiares, exame do estado mental, acompanhamento do paciente e ainda resposta aos fármacos prescritos.

Qual motociclista contará a verdade sobre o seu passado, com possíveis sintomas ou não de transtornos, e assim prejudicar o seu próprio teste de CNH? É esperar para ver.

Fonte: Jornal O Diário

 

TRILHADOS M.C

Marcellus Luiz

Vice presidente

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário