Uma pequena história de paixão por motociclismo de viagem - RockRiders.com.br
Rodo de moto há pouco tempo, comecei tarde aos 24 anos. Hoje tenho 38. Minha primeira moto foi uma Yamaha Virago 250, em pouco tempo troquei numa Honda Shadow 600 e alguns anos depois por uma Yamaha Drag Star 650.
Ai comecei a curtir viagens de moto, fazendo dezenas de passeios curtos com amigos do Carpe Dien Moto Turismo. Inclusive, foi nessa época (2007) que resolvi criar o Portal RockRiders.com.br. Repare que o logo do portal contém o desenho de uma Drag Star.
Desde a adolescência sempre gostei de Rock & Roll, ai veio a moto e daí o nome Rock Riders! A fonte usada no logo do portal é a mesma usada pela banda Rolling Stones, da qual já fui fã de carteirinha e participei de todos os shows da banda no Brasil.
O estilo (design) de motos custom é inconfundível, clássico e bem marcante. Tem um ar de rebeldia... Muitos chamam as motos custom de "estradeiras", afinal, são ótimas em viagens de moto, desde que no asfalto sempre! Rodar com motos custom em estradas de terra ou pistas com saliências e buracos, não é nada confortável para o piloto ou garupa, quanto menos seguro.
Na região de Jujuy - Cordilheira dos Andes - Argentina - Boulevard M800
Bom, voltando para as motos custom que tive, depois da Drag Star, comprei uma Suzuki Boulevard M800 e com ela fiz grandes viagens, uma delas jamais esquecerei, foi para o Deserto de Atacama no norte do Chile, na ocasião (novembro/2009) fui acompanhado da minha namorada na época, adoramos a viagem! A M800 se comportou como uma moto valente e confiável, levou e nos trouxe de volta para casa. Foi perfeita e tudo de bom na estrada (perfeitamente asfaltada em 100% do caminho). Com a Boulevard M800 rodei mais de 40.000km em 2 anos, cruzando todos os estados do sul e sudeste brasileiro e empreendendo minha primeira viagem internacional. Nada mau para um novato em moto viagens.
Com o trabalho árduo e apaixonado que tenho feito no RockRiders.com.br e outros sites de motociclismo que administro, venho conhecendo muitos motociclistas de viagem, inclusive desses que cruzam continentes e dezenas de países. Minha paixão por viagens de moto acabou se transformando em amor, em estilo de vida. Depois de ter feito a primeira motoviagem internacional, me deu uma vontade inexplicável de querer conhecer o mundo numa motocicleta.
Em julho de 2010 tomei uma decisão marcante em minha vida e certamente ainda mais em meu "currículo motociclístico". Resolvi que queria dar um tempo no cotidiano da minha vida e contornar as Américas de motocicleta. Um sonho ousado. Sair de São Paulo rumo ao Ushuaia (extremo sul da América do Sul) e de lá seguir rumo ao Alaska (extremo norte da América do Norte), retornando para São Paulo! Não sou o primeiro e nem serei o último motociclista a querer realizar essa façanha.
Nos dias de hoje, com a Internet e a experiência de vários motociclistas viajantes, é bem mais simples planejar uma viagem desse porte. As informações estão todas disponíveis na grande rede global. Basta ter atitude, uma certa quantia de dinheiro, tempo e determinação e partir para a viagem.
Aqui no RockRiders.com.br já fiz inúmeras entrevistas com motociclistas que fizeram longas viagens, a grande maioria utilizando modelos Big Trails. Sim, é verdade, alguns com motos custom e outras de baixa cilindrada.
Qualquer experiente motociclista de viagem sabe que os modelos Big Trail são os mais apropriados para longas viagens, entretanto sempre fui daqueles que só acreditam experimentando, e em dezembro de 2010 comprei uma V-Strom 650 0KM. A emplaquei uma semana depois e coloquei diversos acessórios. Ai parti para algumas curtas viagens, saindo de São Paulo para Belo Horizonte e depois para Fronteira/MG (cidade que tem esse nome porque faz divisa com os estados de Minas e São Paulo). No total rodei pouco mais de 4000km. Resultado: estou pasmo com o conforto, performance e tudo mais da Big Trail.
Sem dúvida alguma, a frase "Qualquer moto nos leva para qualquer lugar" é verdadeira, mas aprendi que "Uma moto Big Trail te leva com mais conforto, segurança e liberdade (podemos rodar em vários tipos de terreno)". É menos cansativo e mais simples pilotar uma moto Big Trail que uma custom. Nas curvas então...
V-Strom 650 equipada para a Jornada 3 Américas
O visual das motos custom continua me agradando mais que o visual das Big Trails. Mas, está ai mais uma coisa que aprendi: "Imagem não é sinônimo de conforto e performance".
A nova máquina está preparada para a "Jornada 3 Américas - J3A", agora só faltam alguns detalhes comigo e 2 documentos necessários a grande viagem! E você poderá acompanhar o diário de viagem aqui no RockRiders.com.br e em sites parceiros, a partir do dia 20/02/2011. A previsão é que a viagem dure aproximadamente 200 dias e sejam rodados algo em torno de 60.000km por 18 países. Porque tantos dias? Pelo simples fato de que quero conhecer os principais locais que cruzarei e não simplesmente passar por eles.
Fique ligado(a) nas novidades da Jornada 3 Américas que serão publicadas constantemente a partir de então!
Fonte: Texto por Policarpo Jr, Editor do Portal RockRiders.com.br – 05/01/2011
Fonte Rockriders
TRILHADOS M.C
MarcellusLuiz
Vice presidente